Ontem, 10, mais de 1.400 moradores de Pilar, devotos de Padre Cícero, vão seguir viagem com destino a Juazeiro do Norte-CE, onde irão pagar promessas, rogar por graças e agradecer pelos desejos realizados. E este ano, mantendo a tradição, a Prefeitura de Pilar apoia a Romaria de Pilar, garantindo transporte para todos os fieis.
Ao todo, serão 33 ônibus partindo para o interior cearense. Logo às 5h da manhã, todos estarão concentrados na Praça Floriano Peixoto, em frente à Igreja Nossa Senhora do Pilar, onde o pároco Roniel Ferreira fará a benção dos viajantes.
Além de cestas básicas, os romeiros também receberam kits de limpeza e de primeiros socorros, além de bonés e camisas alusivas a Padre Cícero, considerado um verdadeiro santo popular e a quem são atribuídos muitos milagres. O retorno está marcado para o próximo dia 16, e com direito a churrasco durante a já tradicional confraternização dos romeiros.
“Nunca deixamos de apoiar a romaria porque entendemos que este momento é muito significativo para a comunidade católica, em respeito à cultura, fé e religiosidade dos pilarenses. A expectativa é sempre muito grande entre as famílias que se mobilizam em torno da viagem. E assim como nos anos anteriores, elas terão mais uma viagem tranquila e segura”, afirma o prefeito de Pilar, Renato Filho.
Já entre os devotos, o sentimento é de gratidão, como atesta o pilarense Itamar Santos. “Já estive em Juazeiro, com minha mãe, quando eu tinha apenas três anos de idade. E prometi para a minha avó, já falecida, que eu continuaria a viajar. Realizo tudo o que peço ao meu padrinho [Padre Cícero]. Ele sempre defendeu o povo nordestino, e isso também é motivo de orgulho para todos nós. Só tenho a agradecer a todos da Prefeitura, especialmente ao prefeito Renato, pelo apoio”, afirma o fretante, líder de um dos grupos de romeiros que estão de malas prontas para mais uma inesquecível viagem.
Por: Ascom Pilar