EVENTOS

Embratur realiza press trip em rally de kitesurf no Ceará

O mar do Ceará é o palco do maior rally de kitesurf de longa duração do planeta, o XP Sertões Kitesurf. O evento, que está em sua terceira edição, começou na segunda-feira (11) e vai até sábado, dia 16. A Embratur realiza a promoção internacional ao convidar para acompanhar a competição o jornalista alemão Alex Hapgood, da Revista The Kite Mag, especializado em kitesurf, o operador de turismo Marcus Bull, da agência Planet Kitesurf, do Reino Unido, e a influenciadora digital brasileira Karina Oliani, que também produz conteúdo em inglês. 

Atletas de alto nível e campeões de outras edições participam do rally, no trajeto Cumbuco à Fazenda Moreias, em Camocim. O evento tem apoio oficial da Embratur e reúne competidores do Brasil, Reino Unido, França, Turquia, Portugal, Suíça, República Dominicana e Argentina. Eles começarão as provas no no Kite Cabana, em Cumbuco, e terminarão na Fazenda Moreias, em Camocim. 

“Esse evento está conectado com o Brasil que a Embratur promove para o mundo. O Brasil das belezas naturais, do turismo de aventura que é sustentável, e gera emprego e renda nas nossas cidades e vilarejos litorâneos. Por isso trouxemos jornalistas estrangeiros, para conhecer de perto e consolidar cada vez este evento que cada ano cresce e ganha importância no calendário esportivo internacional”, apontou o presidente da Agência, Marcelo Freixo.

Os comunicadores irão fazer visitas técnicas em hotéis da região e acompanhar a maior parte do trajeto do rally de kitesurf. Eles puderam acompanhar a largada da prova em Trairi, nesta terça-feira (12) e também irão fazer uma visita guiada ao município de Camocin. 

A Competição
Além de enfrentarem os ventos abundantes, que são característica da região, os velejadores terão que enfrentar uma prova mais exigente na edição deste ano, como explica o diretor técnico do Rally, Marcelo Gervini.  “Esse ano implementamos um novo conceito em provas de kitesurf, o Endurance. Não basta um atleta ser bom em fazer downwind e ser rápido. Agora também conta a preparação física, a estratégia e a tática, que passam a ser parte fundamental da prova”, reforçou. 

Previsto para o terceiro dia da competição (14/09), o Endurance requer resistência e resiliência, segundo os organizadores. Os velejadores começarão o dia com a prova de contravento, que abrange todas as categorias, na Ilha do Guajiru. A categoria Elite/PRO seguirá com mais duas voltas na Ilha. Na sequência, os atletas seguirão um percurso downwind até Monteiros, onde será a chegada das demais categorias, e completarão outro trajeto adicional com mais 30 km, com chegada na praia do Prea, no Rancho do Kite.

Vitrine internacional
Além de reunir atletas da modalidade do mundo todo, o Sertões kitesurf é uma vitrine internacional tanto para velejadores quanto para turistas. Para a coordenadora de Parcerias e Desenvolvimento de Mercados da Embratur, Carina Câmara, a competição também promove o destino, gerando emprego e renda para os empreendimentos turísticos da região.

“O Kitesurf é um esporte que gera grande interesse internacional no Nordeste Brasileiro. Ele atrai, em sua maioria, turistas internacionais adeptos dessa modalidade e que viajam com a família normalmente no segundo semestre do ano, quando temos aqui as condições climáticas ideais para a realização do esporte”, destacou.  

A coordenadora também afirmou que o evento é uma oportunidade para geração de emprego e renda para o estado e para os municípios cearenses. 

“São turistas que geralmente ficam muitos dias no país e deixam um valor alto de recursos nas áreas onde visitam, gerando renda nos estabelecimentos locais, incluindo o turismo de base comunitária, muito forte nessas regiões. A Embratur tem total interesse nesse aumento de turistas vindos para essa atividade, o que gera aumento tanto de entrada de turistas no país, mas principalmente tempo de permanência e valor deixado”, completou.

Artigos relacionados
EVENTOS

Workshop Masterop Travel (WMT) começa em Maceió

O Workshop Masterop Travel (WMT) – um dos maiores eventos do trade turístico no Brasil que reúne agentes de viagens,…
EVENTOSLEVANTANDO ÂNCORAS

MSC Cruzeiros dá início ao Conexão MSC 2025, série de roadshows que percorrerá mais de 50 cidades do Brasil

A MSC Cruzeiros deu início, este mês, ao Conexão MSC 2025, uma série de roadshows para agentes de viagens que…
AEROPORTOSEVENTOS

MPor realiza evento para debater risco de fauna na aviação

A Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC), em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), desenvolve, pela primeira…