A FAA restaurou a autoridade da aviação civil do México ao status de Categoria 1. Com a restauração, as companhias aéreas mexicanas podem adicionar rotas e frequências dos EUA pela primeira vez desde que os EUA rebaixaram a autoridade de aviação do México para uma classificação de segurança de Categoria 2 em maio de 2021. Elas também estão mais uma vez livres para aumentar as rotas existentes com aeronaves maiores.
Num comunicado, a FAA disse que forneceu conhecimentos e recursos para resolver os problemas de segurança do México que levaram ao rebaixamento.
Embora a FAA nunca tenha detalhado essas deficiências, a agência normalmente institui um rebaixamento de segurança quando o país em questão não possui leis ou regulamentos necessários para supervisionar as companhias aéreas, ou sua autoridade de aviação civil carece de uma ou mais áreas, como conhecimento técnico, pessoal treinado , manutenção de registros ou procedimentos de inspeção.
A retomada do status de Categoria 1 para o México afetará principalmente a Aeromexico, Volaris e Viva Aerobus. A Delta, que detém 20% da Aeromexico e tem uma aliança imunizada com a transportadora, também deverá ser uma beneficiária significativa.
Durante comentários no Investor Day da Delta em junho, o CEO da Aeromexico, Andres Conesa, disse que após a restauração do status de Categoria 1 do México, a companhia aérea se concentraria inicialmente no aumento do tamanho das aeronaves para rotas nos EUA. Novas rotas seguiriam depois de alguns meses, disse ele.