HOTELARIA

Vila Galé apresenta seu primeiro hotel nos Açores

O grupo Vila Galé apresentou oficialmente o seu primeiro hotel nos Açores, o Vila Galé Collection São Miguel, no sábado, 16. Após um investimento de 15 milhões de euros, o hotel de 92 quartos abre portas naquele que foi o antigo hospital de São Francisco, em Ponta Delgada, fruto de um acordo entre o grupo e a Santa Casa da Misericórdia, num direito de superfície por 40 anos, renovável.

Em conferência de imprensa, Jorge Rebelo de Almeida, fundador e presidente do grupo Vila Galé, explica que a concessão surgiu por via do provedor da Santa Casa da Misericórdia de Braga, que apresentou o responsável do grupo ao provedor da Santa Casa de Ponta Delgada: “Foi aí que começou o namoro”, afirma.

Após obras de remodelação que começaram em março de 2022 – e que “estouraram” o orçamento previsto de 12 milhões de euros para 15 milhões de euros – o grupo abriu o Vila Galé Collection São Miguel apostado em criar “um hotel que fosse açoriano”, nas palavras de Jorge Rebelo de Almeida.

Para tal, no claustro do edifício foi reconstruída a história dos Açores, através de retratos e textos explicativos. Já na sala de reuniões, é possível fazer a leitura da história da aviação desta região autónoma, além de uma segunda sala de eventos, que presta homenagem às festas do Senhor Santo Cristo dos Milagres. As restantes valências do hotel ficam completas com um restaurante, bar, Clube NEP e um spa construído na antiga cisterna do edifício.

“Estes hotéis Vila Galé não pretendem trazer nada de diferente, pretendem absorver e valorizar a cultura local, integrar-se com a população micaelense. Até porque para os turistas é interessante virem a um espaço destes, que tenham clientes locais”, afirma, frisando a necessidade de se apostar num turismo equilibrado.

Atualmente, o Vila Galé soma 41 unidades, sendo 31 em Portugal e dez no Brasil.

Artigos relacionados
HOTELARIA

Belém registra 95% de ocupação hoteleira e alta em pontos turísticos motivado pela Conferência do Clima

A realização da COP30 em Belém (PA) está transformando a capital paraense no centro das atenções mundiais. Com a expectativa…
HOTELARIA

Transformação na hotelaria coloca Belém em novo patamar de turismo e hospitalidade

Belém (PA) está pronta para receber os cerca de 50 mil visitantes esperados durante a COP30. Com a inauguração de…
HOTELARIA

Ouro Preto (MG) ganha museu e centro equestre dedicado à cavalaria portuguesa

O distrito de Cachoeira do Campo, em Ouro Preto (Minas Gerais), ganhou uma nova atração turística e cultural com o…