Cotidiano

Cultura viva: Arapiraca-AL recebe oficina de orientações sobre editais nacionais de incentivo cultural

Arapiraca vai receber, na próxima quata-feira (27), uma oficina destinada aos interessados em participar dos Editais Cultura Viva: Edital Sérgio Mamberti e Edital Pontões de Cultura, divulgados recentemente pelo Ministério da Cultura (MinC). O encontro acontece a partir das 10h no Teatro Hermeto Pascoal, no Sesc Arapiraca, localizado na R. Manoel Francisco Cazuza, s/nº, bairro Santa Edwiges.

O encontro é gratuito e aberto ao público, e será ministrado pela coordenadora da Política Nacional de Cultura Viva, Juliana Caetano da Cunha. A oficina informativa é essencial para aqueles que desejam participar dos editais Cultura Viva e vai fornecer orientações e esclarecer os procedimentos de inscrição.

O superintendente municipal de Cultura, José Wilson, destaca o compromisso da gestão municipal em incentivar a participação dos arapiraquenses nos editais. “Trazer essa oficina do Minc para Arapiraca evidencia a responsabilidade da secretaria de Cultura de Arapiraca
com os pontos de Cultura e fazedores de Cultura de nossa cidade também, o movimento cultural vem retomando seu protagonismo de fato e por direito”, diz ele.

Para a secretária municipal de Cultura, Lazer e Juventude, Marília Albuquerque, a participação dos fazedores de cultura é fundamental para que eles possam tirar dúvidas e obter todas as informações necessárias para as inscrições, tendo em vista que a Arapiraca é um selo cultural e conta com grandes representantes que merecem reconhecimento pelo trabalho desenvolvido no município.

Editais

O edital “Cultura Viva – Sérgio Mamberti” oferece prêmios para iniciativas culturais que promovem a diversidade cultural brasileira e fortalecem as expressões das culturas populares e tradicionais. Este Edital Público vai premiar 1.117 iniciativas culturais para potencializar a Política Nacional de Cultura Viva, num montante total disponível de aproximadamente R$ 33 milhões, distribuído em quatro categorias de prêmios: Culturas Populares e Tradicionais, Culturas Indígenas, Diversidade Cultural e Pontos de Cultura Viva.

O segundo Edital, intitulado “Cultura Viva – Fomento a Pontões de Cultura”, tem como objetivo selecionar 46 projetos para desenvolver ações culturais em diversas áreas temáticas e identitárias. O montante total disponível para este edital é de cerca de R$ 28 milhões. Os projetos escolhidos celebrarão Termos de Compromisso Cultural com Pontões de Cultura que possuam pelo menos três anos de existência e experiência na mesma área.

As inscrições para ambos os Editais estão abertas no período de 1º de setembro a 2 de outubro de 2023 e devem ser realizadas através do site oficial do Ministério da Cultura, disponível em www.gov.br/culturaviva/pt-br.

Por: PMA

Artigos relacionados
Cotidiano

Prefeita Lívia Carla assegura grandes conquistas para Barra de Santo Antônio em parceria com Governo Federal

A prefeita de Barra de Santo Antônio, Lívia Carla, firmou hoje importantes acordos na Caixa Econômica Federal, garantindo avanços significativos…
Cotidiano

Prefeitura da Barra de Santo Antônio realiza encerramento do Outubro Rosa com eventos de conscientização e saúde

A cidade de Barra de Santo Antônio encerrou as atividades do outubro Rosa com uma série de eventos que uniram…
Cotidiano

IGPS realiza ação em Jacuípe

No dia 30 de outubro, o município de Jacuípe foi palco de um evento em alusão ao Outubro Rosa, mês…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :