HOTELARIA

EUA: grandes marcas hoteleiras apostam em veículos elétricos

As estações de carregamento de veículos elétricos tornaram-se cada vez mais predominantes nos hotéis na última década, mas ainda estão longe de ser um padrão em toda a indústria. Isso está mudando. À medida que um número crescente de condutores nos EUA adota veículos elétricos e as empresas de aluguel de automóveis os adicionam às suas frotas, as empresas hoteleiras parecem prontas para tornar a instalação de carregadores EV uma prioridade.

No início deste mês, Hilton fez barulho quando revelou planos para instalar até 20.000 carregadores Tesla Universal Wall Connector em 2.000 hotéis nos EUA, Canadá e México no próximo ano. Os carregadores serão compatíveis não apenas com veículos Tesla, mas com qualquer modelo de EV norte-americano.

Cada hotel participante receberá um mínimo de seis carregadores de nível dois, uma medida que, segundo a empresa, tornará “a rede de carregamento de veículos elétricos planejada da Hilton a maior de qualquer empresa de hospitalidade”.

Atualmente, a Hilton tem carregadores de veículos elétricos disponíveis em mais de 1.850 hotéis em todo o mundo, cerca de 80% deles localizados na América do Norte.

Matt Schuyler, diretor de marca da Hilton, disse que o mais recente lançamento de veículos elétricos da empresa foi projetado “para atender proativamente à crescente necessidade dos hóspedes por estações de carregamento de veículos elétricos”. Ele citou dados que mostram que, no acumulado do ano, o filtro de pesquisa de cobrança de veículos elétricos do Hilton.com saltou do quarto para o segundo lugar quando se trata de conversão de pesquisas em estadias.

“Esta iniciativa posicionará o Hilton como a primeira escolha para o número cada vez maior de viajantes que dirigem veículos elétricos”, disse Schuyler.

A decisão da Hilton torna-a no mais recente grande player do setor hoteleiro a esforçar-se para acompanhar a crescente procura de veículos elétricos.

No ano passado, a Marriott International disse que desenvolveu um programa para “acelerar a instalação e adoção de carregamento de veículos elétricos em todo o mundo”.

No final do ano de 2022, a Marriott informou que mais de 5.500 carregadores EV foram instalados em propriedades Marriott em todo o mundo, incluindo 1.700 carregadores rápidos de nível três.

Especialistas do setor nos setores de hospitalidade e veículos elétricos consideram a expansão da cobrança de veículos elétricos da Hilton como particularmente presciente.

“Temos visto um número crescente de viagens feitas de carro, bem como um aumento na adoção de carros EV”, disse Nicolas Graf, reitor associado da Escola de Estudos Profissionais da NYU Jonathan M. Tisch Center of Hospitality. “E acho que será muito semelhante à adoção do WiFi. Os proprietários de hotéis gradualmente entendem que há coisas novas que os clientes esperam ter, e isso se torna parte do custo de fazer negócios. Vai se tornar comum em algum momento.”

Steve LeVine, editor da The Electric , uma publicação on-line sobre veículos elétricos e baterias e ramificação da plataforma de mídia tecnológica The Information, chamou o esforço de Hilton de “notável”, destacando sua importância em meio às atuais inadequações da infraestrutura de carregamento de veículos elétricos nos EUA. , LeVine disse que ainda se recusa a alugar um quando viaja, citando as incertezas associadas à localização de estações de carregamento em destinos desconhecidos.

“A reputação é que não existe uma [rede] de carregamento robusta e que não é confiável”, disse LeVine, acrescentando que as reclamações comuns dos consumidores relacionadas a EV envolvem “carregadores que não funcionam, carregadores vandalizados ou um carregador onde algum idiota estacionou um veículo e saiu.”

Como resultado, a execução será um fator chave na adoção mais ampla de carregadores EV pela indústria hoteleira.

“Não basta apenas instalá-los”, disse LeVine. “Porque se houver algo errado com eles, isso prejudicará a reputação do hotel. E eles não só precisam mantê-los, mas também informar aos hóspedes que os estão mantendo”.

De acordo com Schuyler, a manutenção dos conectores de parede universais Tesla do portfólio Hilton geralmente será feita pela Tesla, e “para os momentos raros em que os hóspedes enfrentam desafios, a Tesla tem uma linha de suporte para os clientes”.

LeVine continua otimista quanto ao potencial dos hotéis dos EUA se estabelecerem como centros de carregamento confiáveis.

“Se você soubesse que aquele hotel tinha seis carregadores e que eles estavam realmente disponíveis e funcionando, acho que isso ajudaria a mudar a percepção das pessoas”, disse LeVine. “E penso que os hotéis podem acabar por ser uma das principais vantagens dos veículos elétricos, ganhando uma aceitação mais ampla do público”.

Artigos relacionados
DestaquesDESTINOSEVENTOSHOTELARIA

Festas e programações de peso atraem turistas, traz retorno econômico e fomenta a ocupação hoteleira em Alagoas

O Governo do Estado, através da Secretaria de Estado do Turismo (Setur-AL), tornou Alagoas referência nacional quando o assunto são…
HOTELARIANEGÓCIOS

Embratur e Airbnb firmam parceria para impulsionar promoção internacional do Brasil

A Embratur e o Airbnb assinaram um Memorando de Entendimento (MOU) para fortalecer a promoção internacional do Brasil e ampliar…
HOTELARIA

Viajantes podem preencher nova Ficha Nacional de Registro de Hóspedes digital via sistema gov.br

A integração com o sistema gov.br garante mais praticidade e padronização, sem interferir em outros procedimentos próprios de cada hotel…