O ministro do Turismo, Celso Sabino, realizou no Rio de Janeiro (RJ) dois importantes encontros para discutir ações e estratégias para impulsionar o desenvolvimento do turismo no Brasil e atrair grandes eventos esportivos que possam fortalecer o fluxo turístico no país. Estas reuniões reafirmam o compromisso do governo brasileiro em promover o setor e consolidar o país como um destino de referência para eventos esportivos de destaque mundial.
Junto aos membros do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur), Sabino destacou o seu compromisso com o desenvolvimento do turismo no Brasil, ressaltou a importância das secretarias estaduais como fundamentais para o desenvolvimento do setor. “Não é mais viável atribuir falhas ao colega do lado. É necessária a cooperação e alinhamento entre as esferas estaduais e federal para o avanço do turismo”, disse. Além disso, o ministro anunciou o aguardado Salão do Turismo, marcado para acontecer em dezembro, como um evento crucial para promover o potencial turístico do país e atrair investimentos.
Ainda durante sua fala, o ministro também abordou os desafios que o turismo enfrenta, incluindo a reforma tributária, a necessidade de melhorias na conectividade aérea e, acima de tudo, a importância de atrair turistas internacionais. “Estes desafios são vistos como oportunidades para o Brasil consolidar seu papel no cenário global como um destino turístico de excelência, e o governo está comprometido em enfrentá-los, buscando soluções que beneficiem tanto a indústria do turismo quanto o país como um todo”, concluiu.
ATRAÇÃO DE EVENTOS ESPORTIVOS – Na sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Celso Sabino conversou com o presidente da entidade, Ednaldo Rodrigues, medidas efetivas para trazer a Copa do Mundo de Futebol Feminino para o Brasil. Durante a reunião, eles compartilharam ideias sobre como o país poderia fortalecer sua candidatura e ganhar o apoio internacional necessário. O Brasil destacou sua conquista significativa ao angariar votos de apoio de todos os continentes, um sinal claro de seu compromisso com o evento esportivo global.
Ainda na reunião, o ministro convidou o presidente da CBF para participar do Círio de Nazaré, em Belém (PA), em 8 de outubro, que contará com uma comitiva do Ministério do Turismo e para a Feira Internacional de Turismo (FIT), em Madri. Estão planejadas reuniões do MTur nos escritórios do estádio Santiago Bernabeu, como parte dos esforços contínuos de promoção do turismo brasileiro. Por fim, Edson Rodrigues convidou Celso Sabino para acompanhar o jogo Brasil e Espanha, em março de 2024, que tem como foco o desenvolvimento de uma campanha contra o racismo. Esses esforços combinados demonstram a determinação do Brasil em atrair eventos esportivos significativos e fortalecer sua posição no cenário internacional.