A Embratur assinou dois protocolos de intenções com as companhias Copa Airlines e TAP para ampliar a conectividade aérea do Brasil com mercados estratégicos para o turismo internacional. A oficialização aconteceu durante a 50ª ABAV Expo 2023, no Rio de Janeiro (RJ), com a presença do presidente da Embratur, Marcelo Freixo, e representantes das empresas aéreas. As parcerias buscam atrair mais visitantes estrangeiros para o Brasil a partir dos principais hubs da Copa e da TAP, localizados no Panamá e em Portugal, respectivamente, e ampliar a oferta de voos para diferentes destinos do Brasil.
“Estamos muito felizes com a assinatura desses acordos, que vão ampliar a ligação do Brasil com alguns dos nossos principais mercados emissores de turistas, com estratégias eficientes de promoção desses voos. Com segmentação e uso de dados e inteligência de mercado, vamos apresentar os destinos brasileiros que se conectam a cada cidade origem dos voos, bem como nas cidades que se conectam a esses hubs aéreos em toda América do Norte, América Central, Europa e África. Temos sol e praia, ecoturismo, cultura, gastronomia, afroturismo, aventura, o Brasil tem um destino ideal para cada perfil de turista”, destacou Freixo.
Américas com COPA
A Embratur pretende expandir a promoção do turismo para as Américas Central e do Norte junto à Copa. A empresa possui um centro de distribuição de voos a partir do Aeroporto da Cidade do Panamá, que é estratégico para conectar turistas desses continentes, de forma rápida e com apenas uma parada, a destinos localizados no Norte e no Nordeste e em cidades como Foz do Iguaçu (PR) e Florianópolis (SC).
“Ofereceremos a Embratur a oportunidade de promover o Brasil nos países operados pela Copa, com destaque para América Central e Caribe, além da Colômbia, principais origens que se conectam aos voos do Brasil. Desta forma, facilitaremos a entrada de milhões de estrangeiro no nosso país”, comentou Raphael de Lucca, Country Manager da Copa Airlines no Brasil.
Europa e África com TAP
Com a TAP, o foco será na atração de turistas da Europa e da África. Através de Lisboa e de Porto, cidades em que a companhia possui acordo de compartilhamento de rotas com outras empresas aéreas europeias, o visitante estrangeiro poderá chegar mais facilmente ao Brasil com a compra de apenas um bilhete. A parceria também busca aumentar a oferta de destinos e de assentos em capitais como Belém (PA), Fortaleza (CE), Maceió (AL), Natal (RN), Recife (PE) e Salvador (BA).
“Celebrar esta parceria com a Embratur é muito importante para nós. É o materializar de uma estratégia da companhia que tem como objetivo a promoção internacional do destino Brasil nos países onde faz conexões. Atualmente, a TAP oferece 80 voos semanais, com saídas de 11 capitais brasileiras, e acabamos de anunciar o reforço de voos em 2024, onde vamos atingir um recorde de 91 voos por semana, uma média de 13 por dia”, afirmou Carlos Antunes, diretor da TAP para as Américas.
Os acordos preveem a criação de planos de trabalho integrados, que irão definir as ferramentas da Embratur que serão utilizadas para as ações de promoção do Brasil no exterior em conjunto com empresas nos próximos anos, levando em consideração critérios de sustentabilidade, inovação e diversidade.