O EmbraturLAB lançou, ontem, 3, um novo programa que irá selecionar oito startups que proponham soluções inovadoras para impulsionar práticas de turismo sustentável no Brasil. A apresentação do concurso foi realizada no estúdio estande do laboratório de inovação da Embratur na Rio Innovation Week, maior evento de tecnologia da América Latina que acontece na cidade do Rio de Janeiro.
Nessa seleção, o foco será na sustentabilidade. O concurso busca startups que proponham soluções inovadoras para aprimorar as práticas socioambientais do turismo no Brasil, promovam a democratização do uso de ferramentas tecnológicas e que atendam às necessidades dos turistas estrangeiros e do trade turístico local, levando em consideração as responsabilidades social, econômica e ambiental.
“Esse é o terceiro edital de aceleração lançado pelo EmbraturLAB, que é voltado para aperfeiçoar os serviços e produtos nos destinos turísticos no Brasil. A ideia é melhorar a experiência do turista, em especial os estrangeiros, com soluções tecnológicas, em busca de soluções que impactem de forma social e ambiental na comunidade e no trade turístico”, explicou diretor de Gestão e Inovação da Embratur, Roberto Gevaerd.
O programa de aceleração é desenvolvido em parceria com o Turistech HUB, líder em inovação no turismo do Brasil. Eduardo Lorea, idealizador do hub e CEO da Numerik, afirmou que a inovação é a ferramenta que pode melhorar e impulsionar o turismo internacional no Brasil.
“Os estudos mostram que o turismo, se feito de maneira sustentável, gera benefícios para a comunidade. E a inovação é um motor para isso. Por isso, estamos procurando soluções que possam melhorar a experiência do turista internacional aqui no Brasil, com foco na sustentabilidade e na inclusão”, disse Lorea.
O gerente de Inovação da Embratur, Edivaldo Reis, explicou que o novo programa tem abrangência nacional, ou seja, poderão concorrer startups de todo o Brasil, e deu uma dica para quem irá se inscrever: “É muito importante que a empresa já tenha uma solução rodando e olhando para o experiência do turista internacional no Brasil. Quanto mais soluções, melhor”, afirmou.
Como será a seleção?
Oito startups serão selecionadas por uma banca avaliadora, composta por três por membros do ecossistema de inovação e líderes de organizações do setor turismo. As escolhidas serão aceleradas para desenvolver os projetos e poderão participar de mentorias, eventos do EmbraturLAB e Turistech Hub, além de fazer conexão com especialistas, empresas e com membros da Embratur. Após a finalização do programa, três startups vão receber o valor de R$ 50 mil cada.
A supervisora de Inovação do EmbraturLAB, Marina Arruda, destacou durante a apresentação do edital, na tarde desta terça (3), que o período de inscrição será de realizado de 10 de outubro a 11 de novembro, podendo ser realizada no site oficial: embraturlab.com.br. O resultado dessa primeira etapa, com 15 startups semifinalistas, está previsto para ser divulgado no dia 22 de novembro.
Em 2023, a parceria entre o Turistech HUB e o EmbraturLAB já resultou na aceleração de oito startups, entre 180 inscritas, que apresentaram ideias que foram desde a criação de roteiros para afroturismo e de plataformas para unir turistas que viajam sozinhos até o uso de chips virtuais para melhorar a comunicação de turistas estrangeiros em solo brasileiro.
Confira o cronograma completo (sujeito a alterações):
3 de outubro – Publicação do edital
10 de outubro a 11 de novembro – Período para inscrições
22 de novembro – Divulgação das 15 startups semifinalistas
22 a 27 de novembro – Período de recursos
30 de novembro – Resposta aos recursos
4 de dezembro – Pitch day com as 15 startups semifinalistas
11 de dezembro – Divulgação das 8 startups finalistas
8 de janeiro a 31 de março de 2024 – Aceleração