
O grupo Air France-KLM anunciou a compra de 19,9% da companhia aérea escandinava SAS, juntamente com a Castlelake, L.P., em nome de determinados fundos ou afiliadas, e a Lind Invest ApS (coletivamente, o “Consórcio”). A proposta de investimento do “Consórcio” ainda não foi finalizada e está sujeita a determinadas condições e aprovações regulamentares, incluindo, entre outras, a aprovação da Comissão Europeia, do tribunal dos EUA que supervisiona a reorganização do Capítulo 11 e, no que diz respeito à SAS AB, do tribunal sueco.
Contudo, caso esta transação seja aprovada e todas as outras condições sejam satisfeitas, o “Consórcio”, juntamente com o estado Dinamarquês, irá investir 1,175 mil milhões de dólares (cerca de 1.120 milhões de euros) dos quais 475 milhões de dólares (mais de 453 milhões de euros) em ações ordinárias e 700 milhões de dólares (perto de 670 milhões de euros) sob a forma de obrigações convertíveis garantidas.
O investimento da Air France-KLM representaria um total de 144,5 milhões de dólares (perto de 140 milhões de euros), dos quais 109,5 milhões de dólares (cerca de 105 milhões de euros) seriam investidos em ações ordinárias e 35 milhões de dólares (cerca de 33 milhões de euros) seriam aplicados sob a forma de obrigações convertíveis garantidas. Após a conclusão da transação, a Air France-KLM deterá até um máximo de 19,9% de participação não controladora no capital social da SAS AB.