Nos dias 12 a 15, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Arapiraca participou do IX Congresso Nacional dos Artesãos. Este é o maior evento de representatividade da categoria no país e reúne profissionais, lideranças públicas nas esferas municipais, estaduais e federais, e entidades parcerias.
Neste ano, o evento aconteceu na cidade de Araguari, em Minas Gerais, com o objetivo de discutir as políticas públicas para o artesão e o artesanato nacional. Neste encontro, estiveram presentes cerca de 500 pessoas, dentre profissionais e parceiros da categoria, incluindo a equipe de Alagoas, formada por representantes de Arapiraca, Maceió, Penedo e Piranhas, e do Estado de Sergipe.
A superintendente de Desenvolvimento Local, Emprego e Renda, Tania Macedo, foi convidada a fazer parte da mesa de honra, ao lado de lideranças como o prefeito de Araguari, Renato Carvalho. Ela destacou a importância de promover um espaço de empoderamento e valorização como o Congresso.
No evento, também se fizeram presentes o diretor do Mercado do Artesanato Margarida Gonçalves, Jailton Barbosa, e o presidente da Federação das Associações e Cooperativas dos Artesãos do Estado de Alagoas (Falarte), Sérgio Nascimento.
Dentre os temas debatidos na programação do congresso, estavam: memória do artesanato, produção artesanal sustentável e inovações tecnológicas, atuação em redes de cooperação, estratégias de comercialização e integração socioeconômica, políticas públicas e legislação do artesanato, entre outros.



