As praias e belezas naturais de Florianópolis e de Balneário Camboriú, em Santa Catarina, as cataratas de Foz de Iguaçu, no Paraná, e tantos outros destinos brasileiros ricos em diversidade, gastronomia, cultura e sustentabilidade foram alguns dos atrativos do estande da Embratur na principal Feira Internacional de Turismo do Paraguai (FITPAR). O evento foi realizado de sexta-feira (13) até o ontem (15), em Assunção, na capital paraguaia.
“A América do Sul é parte central de nossa estratégia para o crescimento no número de visitantes estrangeiros, são nossos vizinhos do continente que podem acessar mais facilmente nossos destinos, com voos mais rápidos e mais baratos, ou mesmo por deslocamento rodoviário e marítimo. Nossa participação na FITPAR amplia nossas ações de diversificação dos destinos brasileiros para esses turistas, para gerar o interesse de conhecer tudo que o Brasil tem a oferecer, de norte a sul do país”, destaca Marcelo Freixo, presidente da Embratur.
Além de promover os destinos brasileiros ao trade de turismo paraguaio, a Embratur aproveitou a oportunidade para estreitar o relacionamento com todos os atores do setor na América Latina. Na feira, a Agência promoveu os destinos mais próximos à fronteira do Brasil com o Paraguai, mas os visitantes do estande brasileiro tiveram a oportunidade de conhecer também os destinos de sol e praia do Nordeste, como as praias de Recife, Maragogi e Porto de Galinhas.
O estande Brasil também levarou para a FITPAR a promoção dos resorts “all inclusive” brasileiros, resultado da parceria com a Associação Resorts Brasil, instituição que representa 53 resorts em locais privilegiados pela natureza ou pela sua história. Juntos, os empreendimentos totalizam 16.300 quartos e geram cerca de 50 mil empregos diretos e indiretos, de Norte a Sul do Brasil. Em setembro deste ano, durante a ABAV Expo, a Embratur e a Associação assinaram um acordo para fortalecer o segmento e ampliar a divulgação dos resorts brasileiros em feiras e em campanhas publicitárias.
Amazônia Viva
Em 10 minutos e com óculos de realidade virtual, os participantes da FITPAR que visitaram o estande do Brasil foram levados ao coração da Amazônia. O filme Amazônia Viva é um convite para uma experiência imersiva, em 360°, pela região do Rio Tapajós, na Amazônia.
A liderança indígena cacica Raquel Tupinambá, da comunidade de Surucuáguia, o espectador pela viagem virtual no bioma Amazônico. Trata-se de uma produção da Inter-religiosas pelas Florestas Tropicais (IRI-BRASIL), com roteiro e direção do cineasta Estevão Ciavatta, da Pindorama Filmes
Os visitantes são convidados a vivenciar a energia, os encantos e os sons da maior floresta tropical do mundo. O vídeo envolve, aproxima e conscientiza os espectadores sobre a preservação da floresta, além de propor e apoiar soluções para conter a crise climática e o desmatamento da Amazônia. A mensagem é clara: vivenciar a região leva à conscientização de pertencimento ao espaço, mantendo a floresta viva e integrada com os povos e a cultura.
“Aproveite, Viva e Sinta um Brasil Espetacular”
Alguns desses destinos que estarão no estande Brasil na FITPAR são protagonistas na nova campanha da Embratur com foco na América Latina. Com o conceito “Aproveite, Viva e Sinta um Brasil Espetacular”, a campanha mostra um Brasil autêntico e diverso. Os vídeos e peças mostram a diversidade e a riqueza da cultura, da tradição e da ancestralidade brasileira. Essa experiência autêntica e cheia de hospitalidade, que apenas os brasileiros podem proporcionar, aliada às paisagens de tirar o fôlego do país, consolida o Brasil como um destino de sol e praia, mas também de natureza, ecoturismo e aventura para o mercado latino-americano.