Destaques

Revive é reconhecido como exemplo de sustentabilidade cultural

O programa Revive é um dos vencedores dos prémios ‘Destinos Turísticos Culturais Sustentáveis’, um selo de qualidade atribuído pela European Cultural Tourism Network (ECTN) que visa dar visibilidade aos aspetos relacionados com o patrimônio material e imaterial e da promoção de um turismo cultural inteligente e sustentável. Distinguido na categoria ‘História e Patrimônio’, o Revive demonstrou resultados mensuráveis, capacidade para atrair visitantes para zonas menos conhecidas, carácter inovador e envolvimento com a comunidade local.

Os vencedores foram anunciados a 19 de outubro, durante a 16.ª Conferência Internacional de Turismo Cultural realizada em Pafos, Chipre. Coordenada pela ECTN, em parceria com Europa Nostra, European Travel Comission (ETC) e NescTour, e no âmbito da ‘European Capital of Smart Tourism Pafos 2023’ e da ‘RelnHerit Horizon 2020 CSA’, a edição de 2023 do prémio teve também como objetivo a criação de uma plataforma para partilha de experiência e conhecimento e também para promoção de redes de networking entre destinos.

Portugal apresentou a candidatura “REVIVE: Revitalização do património público para um turismo sustentável em Portugal”, um programa conjunto das áreas governativas da economia, da cultura, das finanças e da defesa, desenvolvido em estreita articulação com as autarquias locais e que tem por principal objetivo recuperar e valorizar património público devoluto e reforçar a atratividade dos destinos regionais.

Atualmente, o Programa REVIVE integra 65 imóveis, dos quais 29 foram objeto de concursos públicos, resultando em 21 concessões adjudicadas, 21 contratos assinados e 2 explorações em funcionamento. Os contratos em execução representam um investimento de €142,5 milhões na recuperação de patrimônio público, com rendas anuais a rondar os €2,5 milhões.

Estão em pleno funcionamento duas explorações, o ‘Vila Galé Collection Elvas – Historic Hotel, Conference & Spa’, de 4 estrelas, instalado no antigo Convento de São Paulo em Elvas, inaugurado em 2019; e o ‘Vila Galé Collection Alter Real – Resort Equestre, Conference & Spa’, também de 4 estrelas, integrado na Coudelaria de Alter, em Alter do Chão, inaugurado em 2020.

Atualmente, estão em curso as obras de reabilitação de mais três imóveis: o Convento de Santa Clara (em Vila do Conde) cuja abertura está prevista para breve, o Mosteiro de Arouca (em Arouca) em fase avançada de obra, e o Palacete dos Condes Dias Garcia (em São João da Madeira).

Artigos relacionados
Destaques

Projeto Turismo do Saber 2024 capacitou mais de 400 estudantes de escolas da Prefeitura de Penedo

Durante os meses de agosto, setembro e outubro, a segunda edição do Projeto Turismo do Saber capacitou 472 alunos e…
Destaques

Roadshows divulgam atrações de Brasília (DF) para incentivar turismo

Várias cidades brasileiras estão recebendo roadshows para promover o turismo cívico na capital federal. A ação, desenvolvida dentro do Projeto…
DestaquesEVENTOS

Vila Galé detalha novos hotéis e resorts durante a Festuris em Gramado

A rede Vila Galé marcará presença no Festival Internacional de Turismo (Festuris) de Gramado, que acontece de 7 a 10…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :