Notícias

União Europeia planeia exigir autorização de viagem em meados de 2025

O sistema de autorização de viagem da União Europeia (UE) está agora programado para entrar em vigor na primavera de 2025, de acordo com um novo calendário adotado pelo Conselho Europeu. 

O programa, denominado Sistema Europeu de Informação e Autorização de Viagens (ETIAS), exigiria que os visitantes dos países do Espaço Schengen preenchessem um formulário antes da viagem que seria usado para rastreá-los quanto a riscos de segurança ou migração. 

Será aplicado a viajantes com idades entre 18 e 70 anos, custará cerca de US$ 8 e será válido por dois anos. O Reino Unido está implementando seu próprio sistema em um cronograma separado chamado Autorização Eletrônica de Viagem. (Os EUA têm o seu próprio programa denominado Electronic System Travel Authorization, que existe há vários anos). 

O sistema da UE foi originalmente planeado para entrar em vigor em 2021 e, mais recentemente, esperava-se que começasse em 2024, embora muitos na indústria não esperassem que isso acontecesse antes do final do ano. 

E nenhuma data de início é garantida: uma FAQ sobre o programa no site do ETIAS diz apenas: “Espera-se que o Sistema Europeu de Informação e Autorização de Viagem esteja operacional a partir de meados de 2025”. 

Artigos relacionados
Notícias

SP terá Guia Turístico de Religiões Orientais

As secretarias da Justiça e Cidadania (SJC) e de Turismo e Viagens (Setur-SP) do Estado de São Paulo anunciaram a…
Notícias

EUA podem restringir entrada de cidadãos de mais de sete países

O presidente Donald Trump pode assinar uma ordem executiva ainda esta semana, que se basearia na proibição de viagens de…
Notícias

Rio de Janeiro, terá voos diretos para Mendoza a partir de 9 de maio

A partir de 9 de maio, o Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, terá voos diretos para Mendoza, localizada…