Sem categoria

Hip Hop brasileiro vai entrar na estratégia de promoção do afroturismo

O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, recebeu representantes do movimento Hip Hop de todo país, em Brasília. Grafiteiros, educadores sociais, rappers e produtores culturais do DF vieram debater sobre estratégias para inclusão do Hip Hop na promoção do Brasil no exterior. No ano em que este movimento cultural completa 50 anos, a Embratur comprometeu-se em incorporar algumas de suas manifestações, como o grafite, a música e a dança, em suas ações de divulgação dos destinos e atrativos do afroturismo brasileiro no exterior.  

“Queremos trazer o movimento para dentro da Embratur por meio da Coordenação de Afroturismo, valorizando o Hip Hop como identidade e inclusão de um povo, como cultura, como diversidade, como direitos e também como geração de emprego e renda. Estou nessa luta e acredito que podemos potencializar esse movimento fora do país, trazer turistas estrangeiros para conhecer o Hip Hop brasileiro”, reforçou. 

Enquanto deputado estadual no Rio de Janeiro, Freixo colaborou na autoria da lei que torna o Hip Hop patrimônio cultural imaterial do estado, em 2018. No ano em que o ritmo completa 50 anos, a Agência pretende aproximar o Hip Hop do Afroturismo – pauta prioritária da Embratur. 

Na reunião de ontem, Freixo propôs a criação de um  grupo de trabalho entre a coordenação de Afroturismo e os representantes do Hip Hop local para traçar estratégias que incluam o ritmo na promoção dos destinos brasileiros fora do país. 

O facilitador da construção nacional da cultura Hip Hop, Rafael Rafuagi, acredita que a parceria com a Agência é importante para os artistas, os produtores e as comunidades de periferia que se organizaram através do movimento cultural.

“ É muito importante potencializar o Hip Hop não só como ritmo, mas como um espaço de diálogo, de acolhimento, de inclusão e sobretudo de empoderamento dessas comunidades. É dar voz ressignificando espaços periféricos, como a diversidade cultural do Brasil”, pontuou. 

Em julho deste ano, o GDF sancionou a lei que tornou o Hip Hop como Patrimônio Cultural Imaterial do Distrito Federal.

Artigos relacionados
BLOG DO MOZART LUNASem categoria

Prefeito de Maragogi realiza entregas de obras. Festival de Velas de Maragogi consolidado como evento internacional. Governo de Alagoas ganha área para aeródromo e o desenvolvimento do turismo. Vereador cobra "estrada do abacaxi" em Arapiraca. Prêmio Odete Pacheco homenageia profissionais de comunicação.

Entrega de obras em Maragogi A Prefeitura de Maragogi convida toda a comunidade para no dia 28 de novembro, para…
Sem categoria

Prefeito Marcelo Beltrão se reúne com administração do Grupo Itacap e secretaria de Turismo para discutir projeto em Coruripe

O prefeito Marcelo Beltrão se reuniu com o administrador do Grupo Itacap, Guilherme Castelo Branco e com a Secretária de…
Sem categoria

Conheça destinos com atrações para toda a família

Viajar em família é uma das melhores maneiras de criar memórias afetivas que vão durar a vida inteira, fortalecendo laços…