NEGÓCIOS

Número de passageiros do setor aéreo cresceu 5,1% em setembro

O transporte aéreo brasileiro mantém uma tendência de recuperação, registrando 7,6 milhões de passageiros transportados em setembro de 2023. Os dados da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) mostram que, com essa alta, o setor se aproximou quase 100% (97,1%) dos níveis observados em setembro de 2019, período pré-pandemia.

Na comparação com setembro de 2022, a demanda doméstica de passageiros, medida em passageiros-quilômetros pagos transportados (RPK), aumentou 5,1%, enquanto a oferta, aferida por assentos-quilômetros ofertados (ASK), cresceu 3,8%.

“Esse crescimento é resultado de um trabalho constante do governo federal para acelerar a recuperação do setor aéreo e, também, do Turismo nacional. Os dados refletem não apenas números, mas um segmento mais forte e que está pronto para receber iniciativas como o “Conheça o Brasil: Voando”, que vai auxiliar ainda mais o seu crescimento”, destaca o ministro do Turismo, Celso Sabino.

Em agosto, o setor aéreo apontou o melhor oitavo mês da história, com um recorde de mais de 8,2 milhões de passageiros voando pelo país. Esse número também representou 4,34% maior do que o contabilizado em 2019, antes da pandemia de Covid-19. No mercado doméstico, o setor alcançou 60,5 milhões, uma alta de 14,1% na comparação com oito primeiros meses de 2022.

Artigos relacionados
AEROPORTOSNEGÓCIOS

Europa registrou aumento no movimento de passageiros no mês de setembro

Os aeroportos europeus movimentaram, em setembro de 2025, mais 3,6% passageiros, face a igual mês de 2024, avança o relatório…
NEGÓCIOS

CMN aprova regras para uso do FNAC pelas aéreas

O Conselho Monetário Nacional (CMN) aprovou as normas para permitir empréstimos às companhias aéreas com recursos do Fundo Nacional da…
NEGÓCIOS

Setor de viagens corporativas fatura mais de R$ 1 bilhão no Brasil em setembro e projeta recorde de faturamento anual

O segmento de viagens corporativas no Brasil, importante vetor econômico no turismo nacional, registrou em setembro um faturamento de R$…