Notícias

Rota Turística Histórica Belém-Bragança é aprovada na Câmara dos Deputados

O Projeto de Lei 394/2020, da Rota Turística Histórica Belém-Bragança, de autoria do ministro do Turismo, Celso Sabino, foi aprovado, em caráter conclusivo, na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados. A proposta já tinha sido aprovada pelos deputados na Comissão de Turismo e também na Comissão de Integração Nacional e Desenvolvimento Regional. O PL segue, agora, para aprovação no Senado Federal. Com o novo roteiro, será possível a estruturação turística dos locais, incluindo sinalização adequada, promoção e divulgação do roteiro.

A opção turística abrange 223 quilômetros entre 13 municípios paraenses, seguindo o antigo trajeto da Estrada de Ferro Bragança (EFB), sendo eles: Ananindeua, Marituba, Benevides, Santa Izabel do Pará, Castanhal, São Francisco do Pará, Igarapé-Açu, Nova Timboteua, Peixe-Boi, Capanema, Tracuateua e Bragança. A região desempenhou um papel importante durante o Ciclo da Borracha, no final do século XIX e início do século XX, quando se formaram colônias agrícolas no estado.

“A Rota Turística Histórica Belém-Bragança é mais do que um roteiro, oferecerá ao visitante a oportunidade de vivenciar a rica história e cultura da Amazônia. Além de atrair turistas, a estruturação desse roteiro tem o poder de contribuir com a promoção das comunidades locais, preservar tradições e impulsionar o desenvolvimento econômico”, destaca o ministro do Turismo, Celso Sabino.

Durante o percurso, será possível explorar paisagens amazônicas que ainda conservam relíquias e patrimônios culturais daquela época. O caminho envolve o turismo de experiência e de base comunitária, com atividades em áreas rurais e urbanas. Além disso, oferece oportunidades para conhecer, de perto, as águas tranquilas de igarapés, rios e praias, e vivenciar as riquezas deste verdadeiro museu natural e histórico a céu aberto.

Artigos relacionados
Notícias

Operação de voos domésticos na região Norte por empresas aéreas sul-americanas é apoiada pelo MTur

O projeto de lei que permite a operação de voos domésticos por empresas aéreas sul-americanas na região Norte do Brasil…
Notícias

MTur oferece mais de 500 vagas em cursos gratuitos de inglês e espanhol para profissionais e estudantes do turismo

ondutores e guias de Turismo, estudantes de Turismo e profissionais que atuam na cadeia produtiva do Turismo já podem se…
Notícias

Brasil e Arábia Saudita fecham novas parcerias no turismo

O Brasil e a Arábia Saudita estão estreitando as parcerias no campo do Turismo. Durante a 2ª Conferência Internacional sobre…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :