Destaques

Economia criativa: um caminho para promoção do turismo local

Um modelo de atividade que promove o turismo não só para os viajantes, mas também para sua população local, apresentando a cidade por novos olhares, demonstra que o turismo é um meio eficiente para transformar destinos em lugares melhores para se viver e visitar.

Essa é a proposta do Mobiliza SLZ, projeto que faz da capital maranhense, um movimento de ocupação criativa e cultural da cidade, trazendo conexão de potenciais econômicos, gerando desenvolvimento social, oportunidades para pequenos negócios, além de promover o resgate cultural e turístico da localidade.

O Mobiliza SLZ, iniciativa do Sebrae Maranhão, surgiu para fortalecer e celebrar as belezas culturais e artísticas de São Luís (MA), a cidade conhecida como a Jamaica Brasileira. A cultura, o turismo e a economia criativa, formam o tripé de uma rede plural e transformadora, baseada em um ambiente de troca e conexão de ideias e experiências.

Como projeto de valorização da diversidade cultural e criativa da cidade, o Mobiliza SLZ garantiu o prêmio Ouro de Turismo Responsável WTM Latin America, por oferecer a oportunidade de retomada da cultura nas ruas da cidade, de forma diferente, agregando uma nova experiência aos moradores locais e aos visitantes de fora.

Para o diretor Técnico do Sebrae/MA, Mauro Borralho, o reconhecimento é fruto de um trabalho realizado a muitas mãos. “É com alegria que compartilhamos o reconhecimento e o destaque que o Mobiliza vem recebendo, por seus resultados e relevância, com todos aqueles que contribuem com o projeto: iniciativa pública, privada, equipe do Sebrae e, sobretudo, aos empreendedores criativos que fazem esse grande movimento acontecer com muita beleza e engajamento”, destacou.

O Mobiliza SLZ conecta empreendedores, artistas e profissionais da economia criativa para transformar São Luís na Ilha da Criatividade. O movimento reúne ações que incluem desde performances individuais a eventos nos mais diversos formatos, como festivais de música, cinema, teatro, performances e intervenções artísticas.

Nesse sentido, a cadeia de valor da economia criativa é ponto central para o desenvolvimento do turismo e da cultura local, aumentando o fluxo de pessoas nos restaurantes, valorizando a arquitetura da cidade, a moda, o artesanato, a literatura, a música e o design da cidade que é Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.

Para valorização da pluralidade nacional, o Ministério do Turismo lançou a série “Cidades Criativas do Brasil”, que apresenta a história, tradições, cultura e beleza das cidades brasileiras quem integram a Rede Mundial de Cidades Criativas da Unesco.

Artigos relacionados
Destaques

Las Vegas aumenta o volume em festivais de música de outono

Os resorts da Las Vegas Strip se tornaram famosos por sediar residências de grandes artistas musicais no auge de sua…
Destaques

Embratur coloca Ceará em destaque em exposição durante os Jogos Olímpicos de Paris

A Embratur, o Sebrae e o Governo do Ceará – por meio da Secretaria do Turismo (Setur) – irão apresentar…
Destaques

Escadaria que conta história de União da Vitória (PR) em mosaicos vira atração turística

O município de União da Vitória, na região Sul do Paraná, inaugurou em junho uma escadaria colorida que dá acesso…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :