LEVANTANDO ÂNCORAS

Madeira, Canárias e Cabo Verde reforçam parceria para promover Turismo de Cruzeiros nas Ilhas Atlânticas

Panoramic view over Camara de Lobos, Madeira island, Portugal

Foi constituída a Associação Internacional dos Portos das Ilhas da Macaronésia, uma figura jurídica de interesse mútuo, sob a marca Cruise Atlantic Islands, que junta a APRAM S.A., a Autoridad Portuaria de Las Palmas, a Autoridad Portuaria SC Tenerife e a ENAPOR-Portos de Cabo Verde no desenvolvimento e promoção do turismo de cruzeiros nas ilhas atlânticas. Esta iniciativa histórica, cuja assinatura da ata formal decorreu no Funchal, marca um novo capítulo na cooperação entre os Portos da Madeira, Canárias e Cabo Verde, que representam atualmente um mercado de quase três milhões de passageiros.

A Associação Internacional dos Portos das Ilhas da Macaronésia surge como resultado do reconhecimento da necessidade de aumentar a eficácia e eficiência das quatro administrações portuárias envolvidas no que se refere à troca de informação constante, quer seja estatística, quer dos modelos comerciais, para o desenvolvimento do produto turístico de cada região, assim como para fazer face aos novos desafios na gestão portuária, nomeadamente nas áreas da digitalização e sustentabilidade.

“A colaboração entre a Madeira, as Canárias e Cabo Verde não é de agora, e o trabalho feito ao longo dos últimos anos mostrou-nos que sabemos trabalhar em conjunto e que quando o fazemos todos ganhamos. Contudo, também revelou a necessidade de aprofundarmos a nossa ligação”, refere Paula Cabaço, presidente da APRAM.

A responsável salienta ainda que, “com esta associação e através da marca Cruise Atlantic Islands pretendemos reforçar o posicionamento dos nossos portos no corredor do atlântico com vista a alcançar novos mercados, assim como a promoção do itinerário já existente. Queremos promover ainda mais as Ilhas Atlânticas e a região da Macaronésia como destino de cruzeiros, único e autêntico”.

“Além disso, esta nova entidade jurídica vai permitir captar fontes de financiamento comunitário para o desenvolvimento de projetos conjuntos entre os três arquipélagos”, conclui a responsável dos Portos da Madeira.

A cooperação entre estes quatro portos insulares é essencial para a definição de estratégias de captação de fontes de financiamento comunitário, permitindo o desenvolvimento de projetos conjuntos que possam potenciar o crescimento económico, melhorar a conectividade e reforçar a resiliência perante as alterações climáticas e os desafios ambientais.

Esta nova Associação tem como objetivos gerais, no âmbito portuário e marítimo, a promoção, investigação e formação, assim como desenvolver iniciativas comerciais, sociais e culturais com a finalidade de promover a área Atlântica da Macaronésia (Ilhas Atlânticas), como destino turístico de cruzeiros e, especificamente, os respetivos destinos que integram a Associação. Promover a sustentabilidade e as boas práticas dos Portos que constituem a Associação, bem como promover a colaboração com outras organizações e/ou associações cujos objetivos que sejam coincidentes com os fins da Associação. Fomentar os estudos e o intercâmbio da informação relativa à atividade portuária e de tráfego aqueles que prestam serviço, assim como a colaboração entre associados de forma a fomentar a criação de itinerários de cruzeiro para as Ilhas Atlânticas; facilitar a comunicação através do alinhamento de posições sobre questões de interesse comum, apresentando as referidas posições em fóruns regionais, nacionais e internacionais; e desenvolver e fomentar as boas relações e a colaboração entre todos os agentes do sector portuário e marítimo, em especial da indústria de cruzeiros, estão, igualmente, nos objetivos da associação agora formada.

Artigos relacionados
LEVANTANDO ÂNCORAS

Brasil disputa o tri na categoria ‘Melhor Destino de Cruzeiros da América do Sul’ da WTA

O Brasil concorre, pelo terceiro ano consecutivo, ao título de ‘Melhor Destino de Cruzeiros da América do Sul’ pela World…
LEVANTANDO ÂNCORAS

MSC terá 19 cruzeiros com partida e chegada de Funchal no inverno 24/25

A MSC Cruzeiros anunciou que, na próxima temporada de inverno, vai disponibilizar um ciclo completo de cruzeiros com partida e…
LEVANTANDO ÂNCORAS

EUA: MSC lança programa de “reserva aberta”

A MSC Cruzeiros lançou um programa de “reserva aberta” que permite aos hóspedes reservar um futuro cruzeiro durante a sua…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :