NEGÓCIOS

Turismo avança e setor gera mais de 24.4 mil empregos em setembro

O turismo vem batendo recordes mensais em 2023 e contribuindo, cada vez mais, com a geração de postos de trabalho no Brasil. Em setembro, foram criados 24,4 mil novos empregos com carteira assinada dentro do setor. A informação é de um levantamento feito pelo Ministério do Turismo, com base em dados do Cadastro-Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

 A ocupação na área de “Alojamento e Alimentação” alcançou o melhor desempenho na série histórica do ano, chegando no nono mês do ano com mais de 16.6 mil novos empregos. O setor de “Transporte Rodoviário de Passageiros” manteve crescimento em relação a agosto, alavancando 2.8 mil vagas, assim como a área de “Arte e Cultura”, que garantiu 2.3 mil novos cargos.

Com mais de 50 atividades econômicas, o turismo nacional emprega milhões de brasileiros. O ministro do Turismo, Celso Sabino, destaca a força do setor na geração de empregos no país. “O turismo está crescendo e vive um momento forte de aquecimento em vários segmentos. Prova disso são os dados que reforçam também o quanto podemos desenvolver a atividade turística brasileira, gerando mais emprego e renda no país, impulsionando a economia”, pontuou.

Incluindo todas as atividades econômicas, em setembro foram mais de 211,7 mil empregos, sendo que o setor de Serviços, o qual o turismo está inserido, contribuiu com a maior parcela desse saldo, com 98.2 mil novas vagas.

Os dados do setor de Serviços trazem ainda um recorte interessante e demostram que o mercado de trabalho está empregando mais pessoas do sexo feminino. Ao todo, foram 50,7 mil mulheres contratadas, contra 47,4 homens no mesmo período. No turismo, o mercado de trabalho é majoritariamente composto por mulheres.

NOVO CAGED

Instituído em janeiro de 2020, o Novo Caged gera estatísticas do emprego formal por meio de informações captadas dos sistemas eSocial, Caged e Empregador Web. A metodologia adotada visa assegurar a qualidade e a integridade das estatísticas do emprego formal durante a transição dessas fontes de captação de dados.

Artigos relacionados
NEGÓCIOS

Turismo paraense fecha 2023 com arrecadação de R$ 750 mi

O Pará está na boca do povo, seja nas letras de música ou como destino turístico! O fato é que…
NEGÓCIOS

Expansão do turismo na Bahia gera novos empregos e impulsiona a economia

De acordo com a Secretaria de Turismo da Bahia (Setur-BA), os investimentos do Governo do Estado em infraestrutura, qualificação, capacitação…
NEGÓCIOS

Alta temporada puxa geração de empregos em AL

O setor de hotéis e similares foi o responsável pela elevação na geração de empregos entre as micro e pequenas…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :