EVENTOS

Workshop qualifica serviços turísticos de Recife para melhor receber estrangeiros

Só neste ano, 37.430 turistas estrangeiros visitaram o estado de Pernambuco, segundo levantamento do Portal de Dados da Embratur. Para atender a essa crescente demanda, os operadores, agentes de turismo e demais atores do trade devem estar sempre preparados para receber os visitantes de outros países. Com esse objetivo, a equipe da Embratur esteve em Recife, no último dia 27 de outubro, para promover uma capacitação para qualificar a experiência dos turistas internacionais a partir do uso da inteligência de dados. 

O treinamento, que é uma parceria entre Embratur e Sebrae Nacional, reuniu 25 participantes entre agências, receptivos, representantes de meios de hospedagem, atrativos, da Secretaria de Turismo de Pernambuco, do Instituto Federal e da Rede Nacional de Experiências e Turismo Criativo (Recria), em Recife. A capacitação mostrou ao trade como o uso de dados pode fornecer informações sobre o comportamento dos visitantes para aprimorar os serviços turísticos. Além disso, o workshop abordou a criação de experiências autênticas, a sustentabilidade e gestão e fortalecimento de marca.

O assessor da Gerência de Experiências e Competitividade Internacional da Embratur, Mateus José Alves Pinto, ministrou o treinamento. Para ele, o ponto forte a ser explorado pelo trade, a partir da capacitação, é a diversidade do estado. 

“Pernambuco é um estado que respira cultura e criatividade. Além das belas praias e paisagens, sua fortaleza reside na diversidade musical, gastronômica e patrimonial que encanta os visitantes. Nosso Workshop reforçou essas qualidades, demonstrando como experiências autênticas que valorizam o território, as pessoas, as histórias e a biodiversidade são essenciais para atrair mais turistas estrangeiros”, comentou.

Pelos dados apresentados, o estado está entre os dez mais visitados por turistas estrangeiros do país, sendo mais procurado por uruguaios, portugueses e norte-americanos, respectivamente. Durante o treinamento, o grupo teve conhecimento que além de sol e praia, os estrangeiros procuram os atrativos turísticos pernambucanos, principalmente, dos segmentos da gastronomia, arte e cultura, aventura, ecoturismo e outras áreas.

O fundador da Avant Turismo, Thiago Santana, afirma que o treinamento irá melhorar a atuação da agência, que tem o objetivo de conectar roteiros e experiências aos turistas que visitam Pernambuco.

“As informações do treinamento foram bastante precisas, sobretudo relacionadas aos dados do perfil dos turistas. Elas irão contribuir muito para o nosso planejamento, para a gente conseguir estruturar melhor nossas ações e aprimorar o atendimento ao turista que tá vindo de fora”, revelou. 

A secretaria de Turismo (Setur) de Pernambuco já tem estratégias para atender aos turistas que chegam ao estado. Com a capacitação e troca de experiências entre o trade no último dia 27, uma das gestoras da Setur, Isabella Miranda, acredita que o turismo de Pernambuco estará mais qualificado para melhorar a experiência dos estrangeiros no estado. 

“Tivemos acesso a muitas ferramentas e métodos de trabalho que vão melhorar a promoção dos nossos destinos aos turistas internacionais baseado em dados e em informações. Aqui em Pernambuco, foi uma grande troca de experiências com as ferramentas oferecidas na capacitação. Com elas, iremos começar a elaborar uma melhor estruturação para o turismo visando esse futuro, visando atrair mais esses turistas internacionais de forma mais profissional, mais contínua e consistente”, avaliou.

Capacitação
O ciclo do “Workshop do Conexão Embratur” iniciou em julho deste ano. As equipes da Embratur e do Sebrae já visitaram treze estados: Bahia, Minas Gerais, Espírito Santo, Amapá, Goiás, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, Alagoas, Rio de Janeiro, Paraná, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco. A ideia é capacitar o trade turístico do país, como afirma o presidente da Agência, Marcelo Freixo. 

“Quase todo o trade turístico brasileiro é formado por micro, pequenas e médias empresas. Então, esse trabalho, em parceria com o Sebrae, é fundamental para garantir a qualidade dos serviços que serão ofertados aos turistas estrangeiros e brasileiros. Nossa equipe também apresenta dados sobre os mercados estratégicos e as tendências mundiais. Ou seja, é um diálogo que ajuda a entender o perfil do nosso turista e nos permite investir de forma mais assertiva nas tomadas de decisões”, reforçou o presidente da Embratur, Marcelo Freixo. 

O Sebrae, parceiro da Embratur nos workshops, também participa da caravana de capacitação por todo o Brasil. “O Sebrae está ao lado dos pequenos negócios e usa toda sua expertise e capilaridade para ajudar a impulsionar o turismo no país. Sabemos que toda uma cadeia de pequenos negócios é beneficiada pelas atividades turísticas e, quando preparamos esses empreendedores, geramos mais renda, emprego e contribuímos para o combate da miséria do país”, ressaltou o presidente do Sebrae, Décio Lima.

A parceria da Embratur e do Sebrae por meio do Workshop Conexão Embratur  “Guia para a competitividade e promoção internacional” pretende visitar os 27 estados do país.

Artigos relacionados
EVENTOS

Volume de viajantes internacionais na capital paulista cresce 15% na semana das 6 Horas de São Paulo

 A movimentação aérea internacional para São Paulo (SP) na semana de 8 a 14 de julho de 2024 teve um…
EVENTOS

Produções artesanais e gastronômicas que impulsionam a economia e o turismo no Brasil estarão no Salão do Turismo

Rotas, roteiros e experiências turísticas que combinam uma diversidade de sabores estarão reunidas na 8ª edição do Salão do Turismo:…
EVENTOS

Embratur e BRICS Women’s Business Alliance pretendem apresentar turismo em próxima reunião de bloco, na Rússia

O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, se reuniu com a representante brasileira do BRICS Women’s Business Alliance e presidenta do…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :