EVENTOS

Audiovisual e o samba são destaques em mostra imersiva brasileira em Los Angeles

Paradise Beach with crystal water and blue sky. Great landscape.

Com uma programação voltada para promover o audiovisual brasileiro, a Galeria Visit Brasil abriu as portas em Los Angeles, nos Estados Unidos,  desde, ontem, dia 2, até o próximo sábado,, 4. Além de exibição de filmes e conversas com diretores de cinema e como coordenador da Rio Film Commission, Daniel Celli, a mostra imersiva conta com um cardápio especial de comida de boteco e uma série de experiências para que os visitantes, turistas internacionais em potencial, se sintam imersos na cultura brasileira e convidados a conhecer o turismo do Brasil.

Entre as programações especiais pensadas para esta edição está o bate-papo com Daniel Celli. O coordenador da Rio Film atua no setor audiovisual há 15 anos, sendo dez deles em festivais e mostras internacionais de cinema, sempre ajudando a coprodução internacional. Ele é um dos criadores da São Paulo Film Commission e, atualmente, também trabalha para estimular o empreendedorismo e a inovação no público e privado no setor.

O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, vê a aproximação da Agência com o audiovisual como uma importante estratégia para divulgar o Brasil no exterior. “A aproximação do turismo com o audiovisual é uma política de promoção do Brasil que cada vez mais ganha peso e importância. A Espanha, a Coréia do Sul e Portugal são alguns exemplos de ações nessa direção que alcançaram bons resultados e servem de referência para nós”, explica. 

Outro nome que marca presença na galeria em L.A é o diretor de cinema Gabriel Novis. Novis, que já trabalhou como diretor de cena e fotografia em inúmeras empresas internacionais, vai falar sobre o Brasil nas telas e apresentará seu documentário, que é estrelado pelo surfista brasileiro e campeão olímpico Italo Ferreira.

Ele também falará sobre trabalhos com empresas como o Boticário e as Havaianas em Penedo e nas dunas de Piaçabuçu (AL) e outro documentário que gravou com moradores de Milagres (AL). “Quero mostrar como cada local de filmagem se transforma em uma espécie de ‘férias’ devido à riqueza cultural, gastronômica e paisagens deslumbrantes que o Brasil oferece”, destacou o artista.

Encerrando as atividades desse primeiro dia da mostra imersiva promovida pela Embratur, em parceira com o Sebrae, em Los Angeles, a RioTur (Empresa de Turismo do Município do Rio de Janeiro) realizou uma tarde de muito samba para os convidados presentes. O público teve a oportunidade de participar de uma aula de um dos ritmos mais populares da música brasileira. O samba foi apresentado como um programa de cura, por uma especialista da área de psicologia, que detalhou os seus ritmos, suas batidas e, em especial, a troca de energia que o samba proporciona.

Comida e cinema
A parte da culinária é comandada pelo chef Victor Vasconcellos, dono do restaurante brasileiro Caboco, que funciona em Los Angeles. Vasconcellos fará um talk and cooking show com menu de comida de buteco incluindo croquete de costela defumada com biquíni pepper, buraco quente de moela, caldinho de abóbora com coco e coentro e mini quindim. 

Ainda no tema, os presentes poderão assistir aos filmes Mercearias de Beagá e ao Três Marias, exibidos no Matula Film Festival de Cinema e Comida, festival audiovisual que reflete de forma singela sobre comida. No caso do primeiro filme, os espectadores vão conhecer um pouco de cinco mercearias históricas de Belo Horizonte (MG) onde o cliente pode encontrar de tudo.

Já o segundo filme é um tributo a Maria Stella Libânio (1918-2011), Dona Lucinha (1932-2019) e Nelsa Trombino (1938-2023), consideradas matriarcas da cozinha mineira e marcos na cultura alimentar de Minas Gerais.

Na entrada
A Galeria funciona na Start 2270 Venice Boulevard. Ao chegar na galeria de Los Angeles, os visitantes se depararam com a fachada de crochê que exibe a Marca Brasil. A peça foi confeccionada por mulheres do Instituto Proeza, Organização Social (OSC) voltada para a promoção do protagonismo das mulheres, qualidade de vida e educação infantil e o combate à pobreza e às desigualdades sociais.

A marca foi criada em 2005 pelo designer e ilustrador Kiko Farkas. Pensada para  valorizar a identidade do Brasil, é inspirada em um desenho do artista plástico e paisagista Roberto Burle Marx, e tem o verde das florestas; o amarelo do sol, da luz e das praias; o azul do céu e das águas; o vermelho das festas populares, e o branco da vestimenta e da religião popular. 

Realidade virtual
Um óculos de realidade virtual levará os visitantes para um passeio à região do Rio Tapajós, na Amazônia. O equipamento exibirá o filme Amazônia Viva, que entrega ao usuário uma visão 360° do Tapajós apresentado pela cacica Raquel Tupinambá, da comunidade de Surucuáguia. O roteiro e a direção do filme são do cineasta Estevão Ciavatta, da Pindorama Filmes.

De mesmo tema, a obra de arte “Mural Brasil Spetacular”, feita pela artista plástica Bruna Moreira, estará exposta na parte interna da galeria. E os visitantes verão, também, uma série dos tradicionais cartazes lambe-lambe com temas como o Cristo Redentor, os Lençóis Maranhenses, a onça pintada e o caju.

Sob medida
Os visitantes também têm a oportunidade de elaborar um roteiro sob medida para visitar o Brasil. Para isso, os potenciais turistas incluirão o que acreditam que não pode faltar em uma visita ao país em um totem disponível no local. A conclusão do roteiro vai gerar um e-book com as dicas e, quem participar da ação vai receber de brinde uma ecobag com as artes dos Lambe Lambes.

Confira a programação da Galeria Vist Brasil, em Los Angeles:

Dia 3 de novembro

12h às 13h – Abertura da Galeria / Recepção dos convidados

13h às 17h – Exposição Permanente Amazônia Viva

  • Totem
  • Brindes 
  • Mural
  • Café
  • Matula Film Festival
  • Inhotim
  • Visit Rio
  • RioTur

Dia 4 de novembro

12h às 13h – Abertura da Galeria / Recepção dos convidados

13h – Exposição permanente Amazônia Viva

15h e 17h – Explorando o Brasil nas Telas: Histórias e Inspiração por Trás da Produção Audiovisual Talk com Gabriel Novis, diretor (Rio de Janeiro)

Artigos relacionados
EVENTOS

Maceió Convention abre inscrições para seminário sobre "Futuro e Tendências do Turismo".

O Maceió Convention&Vistors Bureau está promovendo um Simpósio sob o tema “Futuro e Tendências do Turismo”, no dia 15 de…
EVENTOS

Infraero patrocina turnê nacional do espetáculo “BELCHIOR – O MUSICAL”

“Belchior – Ano passado eu morri, mas esse ano eu não morro” ressurge vibrante nos palcos, trazendo consigo a memória, a…
EVENTOS

BTL: Na principal feira de turismo de Portugal, Brasil irá trabalhar cinco segmentos prioritários

A Embratur participará, entre os dias 28 de fevereiro e 3 de março, do evento mais importante na área do…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :