DestaquesNEGÓCIOS

Empresas de turismo de Alagoas foram as que mais cresceram no Brasil em agosto

Uma extensa pesquisa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de São Paulo (Fecomércio/SP) apontou que o turismo nacional deve crescer 11,5% em 2023 em relação ao ano passado. Em Alagoas, o índice é superior à média nacional e as empresas do estado foram as que mais cresceram.

Segundo estimativa do órgão, as empresas de Alagoas tiveram faturamento real de mais de R$ 87 milhões somente no último mês de agosto. Se comparar agosto deste ano com o mesmo mês de 2022, o índice de crescimento é o maior do Brasil, com 16,3%. Ainda de acordo com a Fecomércio SP, os números se explicam pelo fato de os brasileiros estarem investindo mais em viagens, o que vai manter o setor aquecido nos próximos meses — principalmente com a chegada do fim do ano.

Para a secretária de Estado do Turismo de Alagoas, Bárbara Braga, este dado representa o reflexo direto dos esforços contínuos do Governo do Estado em promover e fortalecer o setor turístico em Alagoas. “Trabalhamos sempre para consolidar Alagoas como um destino de referência nacional e internacional, buscando proporcionar experiências inesquecíveis para todos. Estamos orgulhosos de ver o setor turístico de Alagoas prosperar, e estamos comprometidos a alinhar as políticas públicas para manter esse crescimento contínuo para os próximos anos”, destacou a secretária.

Ainda de acordo com a Fecomércio SP, a volta da agenda do mercado de turismo corporativo pós-pandemia, com feiras e eventos, também tem sido um importante motor. No período de janeiro a agosto, o setor obteve um incremento financeiro de mais de R$ 12 bilhões em comparação ao mesmo intervalo de 2022, com alta de quase 11%.

Outro levantamento realizado pela Embratur revelou que mais de 4 milhões de turistas internacionais visitaram o Brasil entre janeiro e agosto de 2023. O número registrado em apenas oito meses representa 111% do total de visitantes em 2022, reafirmando a tendência de recuperação do setor.

Em Alagoas, o turismo internacional está em expansão: as conexões internacionais com a Europa foram ampliadas para três frequências semanais, e o voo direto de Buenos Aires começará a ter duas frequências semanais em janeiro. Além disso, a temporada de cruzeiros começará este mês e deve trazer mais de 140 mil turistas de todo o mundo para o estado. 

Artigos relacionados
Destaques

Alagoas comemora mais de 4.500 certificados entregues no primeiro ano da Escola de Turismo

O governador Paulo Dantas comemorou, ontem, 18, durante solenidade no Palácio República dos Palmares, o primeiro ano do programa Escola…
Destaques

Brasil fecha o primeiro semestre com 3,6 milhões de turistas internacionais

O turismo brasileiro encerra o primeiro semestre de 2024 com mais uma conquista: a marca de 3.597.239 turistas internacionais visitando…
NEGÓCIOS

MTur e ApexBrasil articulam parceria para impulsionar o setor de viagens no Brasil

A secretária-executiva do Ministério do Turismo, Ana Carla Lopes, esteve reunida com a diretora de negócios da Agência Brasileira de…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :