GASTRONOMIA

Seis sobremesas brasileiras estão entre as mais bem avaliadas do mundo

Se os pratos salgados do Brasil já são saborosos, imagina os doces! Prova disso são as sobremesas brasileiras que estão fazendo sucesso em todo o mundo, com seis deliciosas criações conquistando posições de destaque no ranking do famoso TasteAtlas – “100 Best Rated desserts in the World”. Estão na lista bombocado, pavê, mousse de maracujá, pudim de leite condensado, brigadeiro e curau. O relatório é feito a partir de 75.283 avaliações, das quais 55.308 foram reconhecidas pelo sistema como legítimas.

Com a medalha de prata, o bombocado conquistou o 2º lugar na lista. O nome “bombocado” também pode ser chamado “boa mordida”, e não é à toa, já que a sobremesa combina parmesão ralado, coco ralado, farinha, leite, manteiga, ovos e açúcar. Ela pode ainda ser servida com chantilly e um café para uma experiência incrível.

Em 21º lugar, o pavê seduz o paladar dos amantes das sobremesas. O doce em camadas, semelhante ao tiramisu, é feito com biscoitos ladyfinger, creme, ovos, leite condensado e chocolate. É uma tradição brasileira com muitas variações, incluindo morango, abacaxi, chocolate branco, coco e pavê de amendoim. Esse ano a sobremesa se destacou com o 3º lugar no 10 Best Rated Cakes in the World (Os 10 Bolos Mais Bem Avaliados do Mundo) 2023, também da TasteAtlas.

“Dizem que, se o Brasil tivesse que escolher uma sobremesa nacional, seria o mousse de maracujá”, é o que diz o ranking. Tem como não concordar? Com o 31º lugar, o doce e feito com maracujá fresco, leite adoçado e creme de leite, é uma sobremesa rápida e fácil de preparar, encontrada em muitas padarias e restaurantes brasileiros e sempre presente nos almoços de família.

Outra doçura tradicional na mesa do brasileiro é o pudim de leite condensado. Cremoso e coberto com caramelo de açúcar, ele ocupa a 64ª posição. Hoje em dia, tem muitas possibilidades e variações, mas a receita clássica inclui leite condensado, leite integral, ovos e açúcar.

O queridinho do brasileiro e dos estrangeiros também não poderia ficar de fora desse prestigiado ranking! Na 72ª posição, o brigadeiro conquista o coração de todos. Feito com manteiga, cacau em pó e leite condensado, o doce é moldado em pequenas bolas e geralmente coberto com chocolate granulado. Atualmente, existem diversas variações de sabores e combinações e é considerado uma iguaria gourmet.

Por fim, o curau, que está em 91º lugar, e é conhecido por sua singularidade e aquele gostinho de interior do Brasil! A sobremesa brasileira é feita com suco de milho verde, açúcar e leite. Pode ser servido quente, com uma textura semelhante a pudim, ou frio, lembrando um creme. A pitada de canela em pó é o toque final.

Artigos relacionados
GASTRONOMIA

Brasil disputa título de ‘Melhor Destino Gastronômico da América do Sul 2024’

O Brasil está no páreo na disputa pelo título de “Melhor Destino Gastronômico da América Latina 2024”, na premiação da…
GASTRONOMIA

Restaurante buffet 1900 Park Fare retornará em breve ao Disney's Grand Floridian

O 1900 Park Fare no Disney’s Grand Floridian Resort and Spa reabrirá em 10 de abril. As reservas serão abertas…
GASTRONOMIALEVANTANDO ÂNCORAS

Royal Caribbean revela experiências gastronômicas no Utopia of the Seas

A Royal Caribbean International divulgou detalhes sobre novas e alteradas experiências gastronômicas no Utopia of the Seas, um navio da…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :