Destaques

Pilar participa de painel com ministra do Meio Ambiente em encontro da Associação Brasileira de Municípios, em Brasília

O Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília-DF, será palco, entre os dias 07 e 09 deste mês de novembro, do IV Encontro Nacional de Municípios. Além de reunir prefeitos de todo o país, o evento realizado pela Associação Brasileira de Municípios (ABM) também vai contar com a participação do presidente da República, ministros de Estado e representantes de organizações internacionais. O tema central será a sustentabilidade e a crise climática que assola a população mundial, com dezenas de palestras, oficinas e mesas redondas. E um dos paineis, denominado Por um Brasil Sustentável rumo à COP 30, terá a representação alagoana do Município de Pilar.

O secretário de Meio Ambiente de Pilar, Marçal Fortes, participa nesta terça-feira (07) do painel que conta com a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, entre outros nomes da área. Marçal fará uma apresentação à Cúpula de Lideranças por um Brasil Sustentável, relatando as ações desenvolvidas pelo Município no sentido de garantir a preservação do meio ambiente e promover o desenvolvimento sustentável, destacando o papel da Prefeitura para o desenvolvimento sustentável no Brasil.

O mesmo painel vai reunir autoridades como a gerente de projetos da União Europeia no Brasil, Stephanie Horel, com direito, ainda, à entrega de medalhas e certificados, por ocasião do Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e a Energia (GcoM).

“Vamos apresentar todas as ações que vêm transformando a realidade de Pilar, especialmente no combate ao analfabetismo e à desigualdade social, na proteção à mulher, no estímulo ao empreendedorismo. Esse conjunto de prioridades também fez com que avançássemos no combate à insegurança alimentar, aprimorando a qualidade da merenda e evitando, assim, a evasão escolar. É dessa forma que também conseguimos impulsionar a agricultura familiar, desbravar o turismo religioso e, por fim, promover o desenvolvimento sustentável”, conta o secretário, que também é presidente da Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente.

De acordo com o secretário, Pilar caminha a passos largos para alcançar, até 2030, os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidades (ONU).

“Também temos garantido, entre outras coisas, o reflorestamento das encostas. Já são mais de 30 mil árvores plantadas em nossa cidade. E esperamos que o município esteja 100% saneado em até cinco anos, como prevê a concessionária responsável pela Região Metropolitana. Será, portanto, uma grande oportunidade de mais uma vez reforçar a nossa preocupação e compromisso com o meio ambiente”, emenda Fortes, acrescentando que Pilar é um dos poucos municípios brasileiros a emitir o chamado licenciamento ambiental online com até sete dias.

Encontro

Em sua 4ª edição, o Encontro Nacional de Municípios reúne, anualmente, autoridades municipais, empresas e agências nacionais e internacionais, além dos governos estaduais e federal, para um amplo debate sobre o papel dos municípios na construção de um futuro sustentável. O objetivo é criar oportunidades para que gestores e técnicos conheçam as políticas públicas do governo federal acessíveis aos municípios, possibilitando a troca de experiências que favoreçam o desenvolvimento sustentável.

Texto e foto: Ascom Pilar

Artigos relacionados
Destaques

TripAdvisor: Portugal tem a melhor praia do mundo

A plataforma TripAdvisor divulgou o ranking com as melhores praias no mundo e da Europa. De acordo com o levantamento,…
Destaques

Europeus são os estrangeiros que permanecerão mais tempo turistando pelo Brasil

Turistas europeus são os que permanecerão em média mais tempo durante viagens ao Brasil no 1º trimestre de 2024, com…
Destaques

Parque aquático vai gerar 1,5 mil empregos em Costa do Sauípe

O governador Jerônimo Rodrigues assinou o decreto que concede estímulo fiscal para aquisição de equipamentos, peças e partes utilizados na…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :