NEGÓCIOS

Embratur e Latam assinam acordo para atuarem juntas na atração de turistas estrangeiros

A Embratur e a Latam Brasil assinaram, durante a realização da feira de turismo WTM, em Londres, um acordo de cooperação técnica com foco no “incremento do turismo internacional e da oferta de serviços aéreos no Brasil”, conforme descreve o texto do acordo. O documento prevê ações conjuntas de promoção internacional dos destinos e voos, de qualificação da experiência dos visitantes estrangeiros com uso de inovação tecnológica, além de ações de estímulo ao desenvolvimento do turismo sustentável no Brasil. 

A parceria prevê a execução conjunta de campanhas publicitárias no exterior, a realização de famtours e press trips com operadores turísticos e jornalistas de veículos estrangeiros, a participação de forma cooperada em feiras e eventos de promoção do turismo brasileiro no mercado internacional, além da realização de workshops e outras atividades que possam aumentar a visibilidade e atrair turistas estrangeiros para o Brasil.

“Essa parceria é muito especial porque mostra a compreensão de que o turismo é instrumento da construção de um outro modelo de desenvolvimento, sustentável e comprometido com a agenda climática. Vamos trabalhar juntos para ampliar a malha aérea, melhorar a experiências dos estrangeiros que vem ao Brasil e tornar nossos destinos mais competitivos tendo como pilar a sustentabilidade. Nosso objetivo é tornar nosso país referência na promoção do turismo de forma ambientalmente e socialmente responsável”, disse Marcelo Freixo, presidente da Embratur.

O turismo é uma força econômica poderosa e precisamos desenvolver esta vocação do Brasil. Estamos aqui para colaborar com nossa conectividade, inovação e agenda de sustentabilidade, para sermos cada vez mais a porta de entrada do mundo em nosso País”, afirma Jerome Cadier, CEO da Latam Brasil.

Atualmente, a Latam é a única companhia aérea que conecta 90 aeroportos no exterior com o Brasil em voos próprios. Somente em 2023, inaugurou as rotas Lima-Brasília, Santiago-Porto Alegre, Los Angeles~São Paulo, Joanesburgo-São Paulo, Santiago-Belo Horizonte e Santiago-Florianópolis. Também começou a voar para o Brasil a partir de Melbourne (via Santiago) e a partir de Caracas, Havana e Atlanta (todos via Lima). 

Líder do setor aéreo doméstico e internacional desde 2021, segundo a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), a Latam transporta no Brasil uma média de 30 milhões de passageiros em voos domésticos e 3 milhões em voos internacionais. São cerca de 700 voos por dia no mercado brasileiro, sendo 650 domésticos e 50 internacionais. Segundo os dados da agência, cerca de 70% dos viajantes em voos internacionais no Brasil são transportados pela Latam na comparação com outras companhias aéreas nacionais.

Inteligência de dados e ampliação da conectividade
O acordo de cooperação técnica também tem como foco o compartilhamento de dados e inteligência de mercado para dar maior eficiência às ações de ampliação da conectividade aérea e atração de turistas estrangeiros. Está prevista a realização de pesquisas de opinião com os passageiros estrangeiros da companhia aérea “para ampliar o conhecimento sobre o turista internacional”. Caberá à companhia aérea estudar a criação de novas “rotas internacionais aos mercados estratégicos em comum, e rotas domésticas aos principais destinos turísticos internacionais brasileiros”.

Embratur e Latam também desenvolverão, em parceria com operadoras de turismo, novos produtos e pacotes turísticos, com preços e promoções especiais aos mercados internacionais estratégicos, “apoiando os esforços dos agentes promotores do turismo brasileiro no exterior” com tarifas com descontos, sempre que possível. 

Sustentabilidade e inovação
No acordo de cooperação técnica estão previstas ações conjuntas de apoio à implementação de práticas sustentáveis em destinos turísticos brasileiros. Conforme estabelece o plano de trabalho da parceria, Latam e Embratur atuarão conjuntamente num projeto-piloto na Amazônia de turismo sustentável, “a ser usada como referência para outras localidades, considerando vivências turísticas, empreendedorismo e atividades de bioeconomia”. O plano prevê ainda ações que promovam a “ sustentabilidade, responsabilidade social, diversidade e inclusão relacionadas ao turismo, visando preservar o meio ambiente, as comunidades locais e o patrimônio cultural brasileiro”. 

Com o objetivo de melhorar a experiência do turista internacional, são planejadas ações de capacitação e treinamento para profissionais da Latam e dos seus parceiros comerciais que realizam atendimento ao público de estrangeiros. A parceria prevê ainda o fomento às iniciativas de inovação propostas pelo EmbraturLAB à aviação, e prevê a realização de  testes e experimentos, com os turistas estrangeiros, das soluções desenvolvidas pelas startups associadas ao centro de inovação.

Artigos relacionados
NEGÓCIOS

Turismo paraense fecha 2023 com arrecadação de R$ 750 mi

O Pará está na boca do povo, seja nas letras de música ou como destino turístico! O fato é que…
NEGÓCIOS

Expansão do turismo na Bahia gera novos empregos e impulsiona a economia

De acordo com a Secretaria de Turismo da Bahia (Setur-BA), os investimentos do Governo do Estado em infraestrutura, qualificação, capacitação…
NEGÓCIOS

Alta temporada puxa geração de empregos em AL

O setor de hotéis e similares foi o responsável pela elevação na geração de empregos entre as micro e pequenas…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :