ALAGOAS

Segurança Pública e trade turístico discutem ações para garantir uma alta temporada segura para turistas

A Secretaria da Segurança Pública (SSP) promoveu uma reunião com representantes do trade turístico para alinhar as ações de apoio ao turista durante a alta temporada. O grupo de trabalho se reuniu, no auditório da Administração do Porto de Maceió, onde foram discutidos os avanços conquistados e também o alinhamento de novas estratégias para garantir tranquilidade e serviços qualificados àqueles que visitarão Alagoas.

No encontro, foram discutidas ações como a orientação aos passageiros sobre o transporte clandestino e o reforço do patrulhamento ostensivo na Rota dos Corais e nos pontos de maior visitação dos turistas que desembarcam no Porto de Maceió.

“A Segurança Pública está fazendo o levantamento desses horários específicos para reforçar o policiamento durante o deslocamento do turista, tanto para o Centro da cidade, como para o aeroporto, para as praias dos litorais Sul e Norte e para a orla de Maceió”, explicou Eliane Araújo, coordenadora do Disque-denúncia.

Ainda durante a reunião, a delegada Luci Mônica Rabelo falou sobre a Delegacia de Proteção ao Turista (DPTur), que ganhará nova sede na Avenida Doutor Antônio Gomes de Barros, antiga Avenida Amélia Rosa, na Jatiúca. Hoje, a unidade já atende em dois pontos: no aeroporto e na sede da Operação Policial Litorânea Integrada (Oplit), na Ponta Verde.

“O turista que chega à nossa cidade sai da zona de conforto e é preciso que a gente o receba acolhendo e dando os encaminhamentos adequados. Com esse novo prédio estaremos prontos para receber os turistas e os alagoanos da melhor forma. Hoje, nos outros pontos, já contamos com policiais bilíngues para atender o turista que não fala nossa língua. A Segurança Pública quer agir com foco na prevenção, mas caso o turista se envolva em qualquer situação, ele será bem tratado e receberá orientações padronizadas de toda a rede”, disse a delegada.

O secretário da Segurança Pública, Flávio Saraiva, falou de projetos que vão contribuir para a qualidade da estadia do turista em Alagoas, como a licitação para a instalação de mais câmeras de videomonitoramento, que contemplarão pontos turísticos na capital e auxiliarão as forças policiais no atendimento de ocorrências com maior agilidade e precisão.

Entre os avanços já conquistados estão o atendimento da Polícia Federal (PF) 24 horas no Aeroporto Zumbi dos Palmares e a Polícia Civil (PC) ganhou nova viatura e espaço para atendimento no local. Além disso, as duas polícias passaram a atuar em conjunto na área aeroportuária, após firmarem um acordo de cooperação técnica.

A Polícia Militar (PM) passou a fazer a condução dos suspeitos de crimes após flagrante dentro do aeroporto. As companhias aéreas passaram a aceitar a CNH Digital (aplicativo) e o Boletim de Ocorrência (BO) obtido por meio da Delegacia Virtual. O documento, aliás, é liberado em até 20 minutos, agilizando o atendimento de passageiros que necessitam embarcar de volta para casa.

De acordo com dados do grupo Aena, que administra o Aeroporto Zumbi dos Palmares, mais de meio milhão de passageiros devem desembarcar no estado entre dezembro e janeiro. O número representa um aumento de cerca de 23% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Participaram do encontro representantes do Maceió Convention & Visitors Bureau, da empresa Aena, Secretaria da Fazenda (Sefaz), Secretaria de Turismo (Setur), Secretaria de Prevenção da Violência (Seprev), Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav-AL), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-AL), Procon-AL, Sindicato dos Guias de Turismo do Estado de Alagoas (Singtur), Polícias C.

Artigos relacionados
ALAGOAS

Alagoas conquista dois voos extras de Portugal para o Réveillon

Para seguir fortalecendo o turismo internacional, o Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), vem…
ALAGOAS

Governo de Alagoas e ONU-Habitat renovam parceria em prol da prosperidade urbana

O ONU-Habitat e o Governo de Alagoas apresentaram na quarta-feira (10) a nova fase do Visão Alagoas 2030, uma parceria…
ALAGOAS

Número de voos no Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares cresce 28% em agosto

Alagoas segue com crescimento expressivo no mercado turístico. De acordo com os dados divulgados pela Aena Brasil, atual empresa administradora…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :