ALAGOAS

Segurança Pública e trade turístico discutem ações para garantir uma alta temporada segura para turistas

A Secretaria da Segurança Pública (SSP) promoveu uma reunião com representantes do trade turístico para alinhar as ações de apoio ao turista durante a alta temporada. O grupo de trabalho se reuniu, no auditório da Administração do Porto de Maceió, onde foram discutidos os avanços conquistados e também o alinhamento de novas estratégias para garantir tranquilidade e serviços qualificados àqueles que visitarão Alagoas.

No encontro, foram discutidas ações como a orientação aos passageiros sobre o transporte clandestino e o reforço do patrulhamento ostensivo na Rota dos Corais e nos pontos de maior visitação dos turistas que desembarcam no Porto de Maceió.

“A Segurança Pública está fazendo o levantamento desses horários específicos para reforçar o policiamento durante o deslocamento do turista, tanto para o Centro da cidade, como para o aeroporto, para as praias dos litorais Sul e Norte e para a orla de Maceió”, explicou Eliane Araújo, coordenadora do Disque-denúncia.

Ainda durante a reunião, a delegada Luci Mônica Rabelo falou sobre a Delegacia de Proteção ao Turista (DPTur), que ganhará nova sede na Avenida Doutor Antônio Gomes de Barros, antiga Avenida Amélia Rosa, na Jatiúca. Hoje, a unidade já atende em dois pontos: no aeroporto e na sede da Operação Policial Litorânea Integrada (Oplit), na Ponta Verde.

“O turista que chega à nossa cidade sai da zona de conforto e é preciso que a gente o receba acolhendo e dando os encaminhamentos adequados. Com esse novo prédio estaremos prontos para receber os turistas e os alagoanos da melhor forma. Hoje, nos outros pontos, já contamos com policiais bilíngues para atender o turista que não fala nossa língua. A Segurança Pública quer agir com foco na prevenção, mas caso o turista se envolva em qualquer situação, ele será bem tratado e receberá orientações padronizadas de toda a rede”, disse a delegada.

O secretário da Segurança Pública, Flávio Saraiva, falou de projetos que vão contribuir para a qualidade da estadia do turista em Alagoas, como a licitação para a instalação de mais câmeras de videomonitoramento, que contemplarão pontos turísticos na capital e auxiliarão as forças policiais no atendimento de ocorrências com maior agilidade e precisão.

Entre os avanços já conquistados estão o atendimento da Polícia Federal (PF) 24 horas no Aeroporto Zumbi dos Palmares e a Polícia Civil (PC) ganhou nova viatura e espaço para atendimento no local. Além disso, as duas polícias passaram a atuar em conjunto na área aeroportuária, após firmarem um acordo de cooperação técnica.

A Polícia Militar (PM) passou a fazer a condução dos suspeitos de crimes após flagrante dentro do aeroporto. As companhias aéreas passaram a aceitar a CNH Digital (aplicativo) e o Boletim de Ocorrência (BO) obtido por meio da Delegacia Virtual. O documento, aliás, é liberado em até 20 minutos, agilizando o atendimento de passageiros que necessitam embarcar de volta para casa.

De acordo com dados do grupo Aena, que administra o Aeroporto Zumbi dos Palmares, mais de meio milhão de passageiros devem desembarcar no estado entre dezembro e janeiro. O número representa um aumento de cerca de 23% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Participaram do encontro representantes do Maceió Convention & Visitors Bureau, da empresa Aena, Secretaria da Fazenda (Sefaz), Secretaria de Turismo (Setur), Secretaria de Prevenção da Violência (Seprev), Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav-AL), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-AL), Procon-AL, Sindicato dos Guias de Turismo do Estado de Alagoas (Singtur), Polícias C.

Artigos relacionados
ALAGOAS

10º B2Meet FRT: Alagoas receberá em agosto evento para mais de 400 profissionais do turismo

Mais de 400 profissionais do turismo de todo o Brasil são esperados para a 10ª edição do B2Meet FRT. O…
ALAGOAS

Emprego na indústria de Alagoas avança 5,04% em 2023

O emprego no setor industrial de Alagoas encerrou o ano de 2023 com um crescimento de 5,04%, na comparação com…
ALAGOAS

Projetos científicos de estudantes de Alagoas são finalistas na maior Feira de Inovação do Brasil

Cinco projetos científicos de alunos do ensino médio de Alagoas foram selecionados como finalistas para a maior feira de inovação…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :