HOTELARIA

Copacabana Palace apresenta o ‘Baile do Copa 2024’: Extravangarde 

O Copacabana Palace, A Belmond Hotel, apresenta mais uma edição de seu tradicional baile de carnaval, o aclamado ‘Baile do Copa’, uma experiência inigualável no hotel mais icônico do Rio de Janeiro. No dia 10 de fevereiro, a partir das 22h, o ‘Copa’, hotel que celebrou 100 anos em 2023, se prepara para receber hóspedes e convidados em um baile que desafia a imaginação e celebra a extravagância das vanguardas artísticas européias que revolucionaram o mundo no passado. A noite é um convite para o EXTRAVANGARDE! – uma brincadeira com as palavras ‘extravagância’ e ‘avant-garde’.

“A vanguarda revolucionou a forma como vemos e vivemos. Ela abriu portas para novas ideias, estilos e técnicas, influenciando diversas áreas como pintura, literatura, música, moda, teatro e até o cinema. Abriu espaço para discussões e reflexões sobre temas sociais e políticos usando a arte como forma de protesto e questionamento. Acreditamos que o tema do ano honra o momento que vivemos no Copa, um hotel sempre a frente do seu tempo, lugar de sonho e grandes celebrações. Um palácio extravagante à beira mar!”, comenta o gerente-geral do hotel, Ulisses Marreiros, sobre a escolha do tema.

Seguindo o conceito criativo da celebração da arte como vanguarda da vida, o hotel planeja uma noite onde a inovação encontra a elegância. O evento é inspirado nos principais movimentos artísticos vanguardistas: o Dadaísmo, o Surrealismo, o Expressionismo e o Cubismo. Com a quebra das normas tradicionais e a promoção da liberdade criativa, os movimentos se entrelaçaram com a excentricidade das festividades carnavalescas. O Dadaísmo revela a irreverência e a falta de lógica, enquanto o Surrealismo inspira a criação de mundos oníricos e fantasiosos. O Expressionismo, a intensidade emocional desta celebração, e o Cubismo as noções convencionais de representação, alinhando-se com as transformações abstratas e coloridas do Carnaval.

O dress code do Baile do Copa de 2024, por sua vez, convida a todos a se inspirarem na ‘extravagância da vanguarda’. Com traje Black Tie ou fantasia de luxo, o tema vai desafiar a criatividade dos convidados, sugerindo que eles conectem o excêntrico com um olhar do que está à frente do seu tempo.

A direção artística ficou por conta de Gustavo Barchilon, da Barho Produções, e a cenografia é assinada por Daniel Cruz. A dupla desenvolveu uma identidade baseada nas diferentes vanguardas, prometendo transportar os convidados para um mundo ilógico e “absurdo”, onde nada é o que parece. “Buscando uma atmosfera que desafia a ordem e convida a todos a questionar o conceito de ‘normalidade’, trouxemos elementos que colaboram para isso, como robustas cortinas de teatro, quadros inspiracionais e peças gigantes de xadrez.”, comenta Gustavo.

O Dadaísmo é apresentado em diversos ambientes do hotel em sua forma mais exuberante, em que a lógica é colocada à prova. 

No Golden Room, o destaque é o Expressionismo. O espaço faz referência a Van Gogh, um dos percussores do movimento. O renomado salão, que já recebeu personalidades ilustres ao longo dos últimos 100 anos, será envolto em girassóis amarelos e dourados, que se complementam aos tons intensos de azul – uma experiência totalmente imersiva. 

O Expressionismo grita por um Surrealismo sonhado, que toma conta, por sua vez, dos aclamados salões do Copa, em um cenário etéreo. Os convidados são levados para um mundo de sonhos e imaginação, inspirado principalmente nas obras de René Magritte. A ideia é aprofundar-se e explorar o inconsciente, tudo aquilo que não é óbvio.

Já na pista de dança e área externa do hotel, o Cubismo reconhece a dimensão. O movimento, muito presente nas obras de Picasso, traz à tona formas geométricas e abstratas, quebrando as barreiras da realidade.

Além da experiência visual deslumbrante, o baile conta ainda com um buffet elaborado pelo renomado chef italiano Nello Cassese e sua equipe. O menu contará com diversas opções de receitas clássicas e exclusivas, entre pratos quentes, frios, antepastos, estações de massas e risotos. Os convidados vão se surpreender com o melhor da culinária internacional e local.

Os bares, que estarão espalhados em pontos estratégicos dos salões, servirão opções para todos os gostos com o full open bar de rótulos premium, com deliciosas opções de drinques, espumante, whisky, gin e vodka.

As atrações prometem garantir a animação do público até a madrugada. O palco receberá apresentações especiais e DJs renomados da cena carioca.

Para celebrar a revolução EXTRAVANGARDE no Copacabana Palace, A Belmond Hotel, é possível adquirir os ingressos pela plataforma da sympla.

Artigos relacionados
HOTELARIA

Turismo impulsiona oferta de emprego na rede hoteleira de Maceió (AL)

O turismo floresce em Maceió e, junto com ele, surgem oportunidades de emprego na indústria hoteleira. Nos últimos anos, a…
HOTELARIA

Lemala constrói alojamento de luxo na orla de Ngorongoro, na Tanzânia

Lemala Camps and Lodges revelou planos para abrir um novo alojamento de luxo com 20 suítes ao longo da borda…
HOTELARIA

Vila Galé Top Partners premia parceiros de Portugal e do Brasil

O hotel Vila Galé Collection Palácio dos Arcos, em Portugal, sediou a primeira edição da premiação “Vila Galé Top Partners”,…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :