ALAGOAS

Alagoas: turistas e moradores vão desfrutar de belezas naturais com tranquilidade na Operação Verão

Com o início da temporada de cruzeiros em Alagoas, a Secretaria da Segurança Pública (SSP) deu início neste sábado (18) à Operação Verão. A ação tem como objetivo reforçar o policiamento e ações preventivas no litoral e pontos turísticos de Maceió e Região Metropolitana até fevereiro de 2024.

E Alagoas recebeu neste sábado o primeiro cruzeiro da temporada, o MSC Grandiosa, com cerca de 2.900 passageiros desembarcando na cidade. Muitos deles irão aproveitar o feriado da Consciência Negra (20) em terras alagoanas. E para garantir a tranquilidade de quem mora e de quem visita a capital alagoana, as forças policiais terão um esquema de segurança especial para o período.

O secretário da Segurança Pública, Flávio Saraiva, afirmou que as ações possuem um caráter muito importante, pois garantem que turistas e moradores da cidade possam desfrutar das belezas naturais de Alagoas com tranquilidade, já que as forças de segurança estarão de prontidão.

“Estivemos recentemente reunidos com o Trade turístico com objetivo de alinhar ações que garantam que Alagoas tenha uma alta temporada segura. A estimativa é que mais de meio milhão de turistas visitem nosso estado e iremos estar nas ruas para garantir a segurança deles e de nossa população”, afirmou.

De acordo com o subcomandante do Comando de Policiamento da Região Metropolitana, tenente coronel Hiraque Agnes, haverá um incremento no efetivo ordinário de mais de 300 policiais para reforçar o policiamento na capital e região até a próxima segunda-feira (20). Além disso, a Polícia Militar empregará os novos soldados que estão em fase de conclusão do Curso de Formação de Praças (CFP).

Paralelo a isso, a Segurança Pública iniciará as ações ostensivas, orientativas e de prevenção referentes à Operação Verão, que garantirá um reforço policial na capital e nos municípios do Litoral Norte e Sul do estado. O Centro de Maceió também receberá reforço policial, com apoio de equipes do Ronda no Bairro para garantir que os consumidores possam realizar com tranquilidade as compras durante a Black Friday e ao longo do mês de dezembro.

Todo esse planejamento foi realizado de forma conjunta com o Trade Turístico, empresas de receptivo, as administrações do Porto e do Aeroporto de Maceió e empresários ligados aos setores de bares e hotéis.

Além da PM, a Operação Verão contará a participação de policiais civis, da Operação Policial Litorânea Integrada (Oplit), que garantirá suporte aos turistas que necessitam de orientações e confecção de boletins de ocorrência em suas duas bases, localizadas na Orla de Ponta Verde e Jatiúca. Haverá ainda o suporte da Delegacia do Turista, tanto no posto avançado no Aeroporto quanto na distrital, localizada no bairro da Pajuçara. 

Já o Corpo de Bombeiros garantirá ações de orientação a banhistas em praias e lagoas, com reforço em suas bases localizadas nas praias da capital, bem como pronto emprego da tropa em ocorrências como afogamentos ou acidentes de diversas naturezas. O Comando de Aviação do Estado (Comave) também dará suporte aéreo sobrevoando todo o litoral entre as Barras de Santo Antônio e São Miguel, tanto como forma de orientar banhistas que adentrem ao mar em locais não recomendados, como também reforçando o patrulhamento para coibir furtos e outras ocorrências.

Por: Agência Alagoas

Artigos relacionados
ALAGOAS

10º B2Meet FRT: Alagoas receberá em agosto evento para mais de 400 profissionais do turismo

Mais de 400 profissionais do turismo de todo o Brasil são esperados para a 10ª edição do B2Meet FRT. O…
ALAGOAS

Emprego na indústria de Alagoas avança 5,04% em 2023

O emprego no setor industrial de Alagoas encerrou o ano de 2023 com um crescimento de 5,04%, na comparação com…
ALAGOAS

Projetos científicos de estudantes de Alagoas são finalistas na maior Feira de Inovação do Brasil

Cinco projetos científicos de alunos do ensino médio de Alagoas foram selecionados como finalistas para a maior feira de inovação…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :