Destaques

Carlinhos Brown é eleito Embaixador do Turismo Brasileiro

O cantor, compositor, arranjador, multi-instrumentista, artista visual e ativista social Antônio Carlos Santos de Freitas, ou simplesmente Carlinhos Brown, é o novo Embaixador do Turismo Brasileiro. Brown aceitou o convite da Embratur e representará nosso país em ações de divulgação do Brasil no exterior. A divulgação do nome foi realizada pelas redes sociais da Agência nesta segunda-feira (20), Dia da Consciência Negra. A cerimônia de entrega do diploma de Embaixador do Turismo Brasileiro será realizada na próxima sexta-feira (24), em Salvador (BA), às 16h, na Expo Carnaval.

“Já há algumas décadas, Brown projeta para o mundo, de forma consciente e voluntária, o que o Brasil tem de melhor, um Brasil que dá certo. Sua arte dá protagonismo e centralidade à cultura afrobrasileira, ao tempo que exalta nossa diversidade: Brown é mistura, é também indígena e latinoamericano, sertanejo e experimental. Vamos trabalhar juntos para projetar ainda mais esse Brasil no exterior e assim ajudar a construí-lo, convidando o mundo a vir conhecer o quão fascinante é nossa cultura e nosso povo, e como somos mais belos e felizes quando respeitamos e valorizamos nossas diferenças”, disse Marcelo Freixo, presidente da Embratur.

Primeiro músico brasileiro a fazer parte da Academia do Oscar e também o primeiro a receber o título de Embaixador Ibero-Americano para a Cultura, Brown e sua arte levam o nome do Brasil para o mundo há quase quatro décadas, com especial projeção em países como Espanha, França, Inglaterra, Itália e Alemanha. Em setembro desse ano, o Cacique do Candeal arrastou mais de 60 mil pessoas pelas ruas de Paris, na França, durante a Lavagem da Madaleine. No ano passado, levou para as ruas de Londres, no Carnaval de Notting Hill, na Inglaterra, um bloco com tecnologias sustentáveis nunca antes aplicadas a um trio elétrico.

Embaixadores do Turismo Brasileiro
O programa de Embaixadores do Turismo Brasileiro foi criado em 1987 e teve como primeiro embaixador o Rei Pelé. O programa foi reeditado pela Diretoria Executiva da Embratur através da Resolução 33/2023. A norma, aprovada na sexta-feira (17), estabelece que as personalidades escolhidas para representar o Brasil devem destacar “a diversidade cultural e natural do país, a sustentabilidade ambiental, o respeito à fauna, à flora, às florestas, à vida e à democracia, o enfrentamento às discriminações”, e devem “colaborar para a construção da imagem positiva do Brasil”.

Carreira internacional
A presença no exterior de Carlinhos Brown começou ainda nos tempos do grupo Timbalada, com vários shows e turnês pela Europa. Em 1992, por exemplo, gravou com os músicos de jazz Wayne Shorter, Herbie Hancock, Bernie Worrell e Henry Threadgill o disco “Bahia Black”, que também contou com a participação do Olodum. O Cacique ainda compôs canções para artistas internacionais consagrados, com destaque para as cantoras Omara Portuondo, de Cuba, Angélique Kidjo, do Benin, e Vanessa Paradis, da França, e também tem participações em outras produções musicais estrangeiras, sempre levando nossa sonoridade para o mundo.

Entre os momentos mais expressivos de sua projeção internacional, destaques para os anos de 2004 e 2005, quando promoveu carnavais com seu trio elétrico pelas ruas de cidades da Espanha. Apenas na capital, Madri, o artista reuniu um milhão e meio de pessoas. O sucesso continuou em Barcelona, para onde levou o Camarote Andante, em 2005: por lá, arrastou mais de 600 mil pessoas. Em 2023, além da Lavagem de Madeleine, o artista foi a principal atração do “Bahia Day”, evento que homenageou seu time do coração, o Esporte Clube Bahia, durante um jogo do Manchester City com mais de 50 mil torcedores.

Em 2006, foi convidado para percorrer seis cidades espanholas, como Bilbao, Valência e novamente Barcelona, junto de grandes estrelas locais como o tenista Rafael Nadal e o piloto de Fórmula 1 Fernando Alonso, quando foi lançado o Carnaval Movistar, evento que se tornaria um novo incentivo para os espanhóis conhecerem a folia original em território brasileiro. A divulgação da nossa maior festa continuou em 2008, quando Brown participou do primeiro carnaval das Ilhas Canárias e da primeira edição do Rock in Rio em Madri. 

O sucesso na Espanha é tamanho que o artista recebeu o título, no país, de “Rei da Espanha”, e o cineasta Fernando Trueba fez o documentário “El Milagro del Candeal”, produção vencedora do Prêmio Goya (o mais importante do cinema espanhol) que mostra os trabalhos do artista no Candeal. Em 2014, Brown gravou com a colombiana Shakira a música “La La La – Brazil 2014”, sucesso na Copa do Mundo de 2014. 

Em 2011, co-assinou a trilha sonora da animação infantil “Rio”, da Fox Filmes, em parceria com Sérgio Mendes, Mikael Mutti, John Powell e Siedah Garrett, e chegou a ser indicado ao Oscar de Melhor Canção Original com a canção “Real in Rio”. O filme do brasileiro Carlos Saldanha teve também sua segunda edição, “Rio 2” (2014), que contou com mais seis composições de Carlinhos Brown.

O ativismo social de Carlinhos Brown também tem repercussão internacional, Em 1994, ele fundou a Associação Pracatum Ação Social, que beneficia milhares de crianças carentes de Salvador através da música, oferecendo, ainda, cursos de idiomas, moda, reciclagem, oficinas e escolas. Os projetos têm parceiros importantes, como a UNESCO. Ainda no Candeal, Brown implantou inicialmente o projeto “Tá Rebocado”, de urbanização e saneamento do bairro, que recebeu, em 2002, o Certificado de Melhores Práticas do Programa de Assentamentos Humanos das Nações Unidas/UN-Habitat.

Artigos relacionados
DestaquesMEIO AMBIENTE

Alagoas Ambiental - Quem somos

Alagoas Ambiental – Uma empresa genuinamente alagoana, com expertise no recebimento, tratamento e destinação final de resíduos. As Centrais de…
Destaques

Câmara aprova acordo sobre instalação de escritório da ONU Turismo no Brasil

Foi aprovado pela Câmara dos Deputados o Projeto de Decreto Legislativo sobre o acordo entre o Brasil e a ONU…
ALAGOASDestaques

Governador de Alagoas defende que União Europeia inclua investimentos na preservação do bioma caatinga

Em mais uma rodada de reuniões com a União Europeia (UE), em Bruxelas, na Bélgica, os governadores que integram a…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :