Notícias

Governo debate redução do preço do querosene de aviação civil

Os ministros do Turismo, Celso Sabino, e de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, se reuniram com o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, para tratar da redução do preço do QAV (querosene da aviação civil). Segundo levantamento da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), o preço do combustível é responsável por cerca de 36,6% do preço dos bilhetes aéreos no país no primeiro semestre.

“Nos preocupa o fato de que o preço do combustível pode atrapalhar o bom momento que vive o turismo brasileiro, em especial na alta temporada que começa em novembro. A reunião de hoje é mais um ação do governo federal para tratar dessa questão que é um gargalo para toda a nossa atividade”, comentou o ministro do Turismo, Celso Sabino.

Na ocasião, Silveira recebeu às contribuições, ressaltando a importância do trabalho conjunto entre os ministérios e reiterou que vem trabalhando para garantir menores preços do QAV, óleo diesel e gasolina.

De acordo com Costa Filho, a alta no preço do combustível tem prejudicado fortemente no crescimento da aviação civil e do turismo nacional. Enquanto no Brasil o impacto do QAV nas passagens é de quase 40%, no restante do mundo ele representa entre 18% a 22% no preço médio das passagens aéreas.

No Brasil, a Petrobras detém, atualmente, 93% da produção nacional de QAV, sendo o único importador do país. Apesar dos dados, a estatal estaria praticando 13% acima do preço de paridade internacional, com preço por litro 0,49 centavos acima do Preço de Paridade de Importação (PPI).

Artigos relacionados
Notícias

Turismo na Bahia cresceu 7,3% no primeiro trimestre

O volume das atividades turísticas na Bahia cresceu 7,3%, no primeiro trimestre de 2024, em relação ao mesmo período de…
Notícias

Número de voos em Canoas é ampliado de 49 para 87 frequências semanais

Com vistas a aumentar a conectividade aérea no Rio Grande do Sul após o fechamento do Aeroporto Salgado Filho, em…
Notícias

MTur tem mais de 200 vagas de qualificação com inscrições abertas

Em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Paraná (SENAC-PR), o Ministério do Turismo está disponibilizando 223 vagas…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :