MEIO AMBIENTE

Emirates é a primeira aérea a voar com SAF em um A380

A Emirates realizou um voo de demonstração em um A380 que utilizou 100% de Combustível de Aviação Sustentável (SAF). Com isso, a aérea se tornou a primeira companhia a utilizar este tipo de combustível no maior avião comercial do mundo.

“O voo, comandado por Khalid Binsultan e Philippe Lombet, descolou do Aeroporto Internacional do Dubai (DXB) com um dos quatro motores alimentados a 100% de SAF, contribuindo para demonstrar o seu potencial como substituto imediato que corresponde aos requisitos técnicos e químicos do combustível de aviação, sendo ao mesmo tempo uma alternativa mais sustentável”, avança a Emirates, em comunicado.

De acordo com a companhia aérea, este voo veio demonstrar o “desempenho e a compatibilidade do SAF”, contribuindo para tornar este num tipo de combustível seguro e fiável, assim como para “o crescente corpo de investigação levado a cabo pela indústria para avaliar os efeitos benéficos do SAF a 100% no desempenho das aeronaves”, uma vez que, atualmente, o SAF está limitado a uma mistura de 50% nos motores para voos comerciais.

“O SAF 100% drop-in utilizado neste voo inclui compostos sintéticos renováveis e simula de perto as características do combustível de aviação convencional. Esta é a primeira vez que o SAF drop-in é utilizado num avião A380, esperando-se que seja totalmente compatível com os sistemas existentes do avião”, acrescenta a Emirates.

O A380 da Emirates transportou, neste voo, “quatro toneladas de SAF, composto por HEFA-SPK fornecido pela Neste (querosene parafínico sintético de ésteres e ácidos gordos hidroprocessados) e HDO-SAK da Virent (querosene aromático sintético hidro-desoxigenado)”.

Artigos relacionados
MEIO AMBIENTE

Amazônia brasileira e sustentabilidade no turismo são destaques no jornal norte-americano The Wall Street Journal

Considerada uma das prioridades da nova gestão da Embratur, a sustentabilidade nos destinos brasileiros foi destaque em um dos mais…
MEIO AMBIENTE

Áreas de proteção ambiental crescem 60 % em Arapiraca (AL)

As áreas verdes promovem qualidade ambiental nas cidades e têm papel importante para a redução dos impactos provocados pela ação…
MEIO AMBIENTE

Coruripe (AL) lança projeto Coruripe Sustentável

A Prefeitura de Coruripe por meio da Secretaria de Meio Ambiente lançou no sábado (10), o projeto Coruripe Sustentável, um…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :