EVENTOS

Projeto Rotas Literárias é apresentado na Festa Literária Internacional de Paraty (Flip)

A literatura brasileira como atrativo para turistas internacionais visitarem o Brasil. Esse é o conceito do projeto Rotas Literárias, da Embratur, que o presidente da Agência, Marcelo Freixo, apresentou no começo do segundo dia da 21ª edição da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), no Rio de Janeiro. Freixo participou da abertura do evento, na quarta-feira (22), e também falou no painel “Experiências e iniciativas de promoção ao turismo literário Brasil – Portugal”, na Casa Cultural de Paraty, ao lado do coordenador da equipe de turismo da Turismo de Portugal, Bernardo Cardoso, ontem, 23. 

“Fizemos um debate com o governo português sobre Rotas Literárias e é muito importante a Embratur estar em Paraty, na 21ª edição da Flip, para falar sobre o projeto que é voltado para fazer com que mais gente do mundo inteiro possa visitar e conhecer esse Brasil que a gente quer viver e que a gente está construindo. O Brasil voltou e estamos aqui na Flip”, afirmou Freixo em vídeo após o painel com Bernardo Cardoso.

A Flip é um dos principais festivais literários do Brasil e da América do Sul e reúne escritores, teatrólogos, artistas gráficos, editoras e turistas de diversos lugares. Durante cinco dias, os visitantes assistem a palestras e participam de debates, lançamentos de livros, shows e outras atividades culturais em teatros, bares, igrejas e praças. 

Na abertura do evento, Freixo destacou a importância da feira para o país. “Nós trouxemos jornalistas da Argentina e do Chile para cobrirem a feira e falarem sobre isso. O turismo é transversal, dialoga com literatura, com educação, com saúde, com meio ambiente, cultura, e é muito importante promover o turismo a partir da Flip”, salientou.

Freixo também lembrou que o evento reúne a Prefeitura de Paraty, o Governo Federal e o setor privado. “Isso é extremamente importante. Estou aqui representando o governo federal, o governo do presidente Lula, e uma das coisas que o presidente tem dito é que o Brasil voltou. E o Brasil que voltou é esse, da cultura, da sustentabilidade, da democracia e do diálogo. Da capacidade de entendimento”, completou.

Desafios Rotas Literárias
A cargo do EmbraturLAB, o projeto Rotas Literárias é voltado para transformar cenários de personagens da literatura nacional em pontos turísticos. A intenção é atrair visitantes, principalmente de língua portuguesa, por meio dos clássicos da literatura brasileira e seus escritores. Em outubro, a Embratur convocou startups para desenvolverem soluções que ofereçam aos turistas a experiência de encontrar, em um passeio, personagens de Machado de Assis, Jorge Amado e outros, graças ao uso da tecnologia.

Caberá às empresas, até dezembro, apresentarem soluções para integrar a tecnologia à valorização da literatura brasileira e ao patrimônio cultural do país, e apresentar métodos e estratégias para fortalecer o turismo ampliando os circuitos do segmento. Essas soluções precisam, ainda, integrar o comércio e gerar renda para as comunidades locais.

Artigos relacionados
EVENTOS

BTL: Na principal feira de turismo de Portugal, Brasil irá trabalhar cinco segmentos prioritários

A Embratur participará, entre os dias 28 de fevereiro e 3 de março, do evento mais importante na área do…
EVENTOS

Goiás lança Temporada de Pesca Esportiva 

O turismo de pesca esportiva recebeu investimento de R$ 1,2 milhão do Governo do Estado para os eventos Circuito Goiano…
EVENTOS

Roadshow Visit Brasil será realizado em cinco países da América do Sul

 A Embratur irá promover o primeiro Roadshow Visit Brasil de 2024 em cinco cidades da América do Sul, entre os…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :