AEROPORTOS

Relatório sobre solução aeroportuária da região de Lisboa será apresentado em dezembro

A Comissão Técnica Independente (CTI) estará divulgando em dezembro, a princípio no dia 05, um relatório com opções estratégicas para aumentar a capacidade aeroportuária da região de Lisboa.

As nove opções estratégicas até agora divulgadas incluem uma solução em que o Aeroporto Humberto Delgado (AHD) terá o estatuto de aeroporto principal e o Aeroporto do Montijo o de complementar; uma solução dual alternativa, em que o Aeroporto do Montijo adquirirá, progressivamente, o estatuto de aeroporto principal e o AHD o de complementar, incluindo a capacidade para o aeroporto principal substituir integralmente a operação do aeroporto secundário; a construção de um novo aeroporto internacional no Campo de Tiro de Alcochete (CTA), que substitua, de forma integral, o AHD; uma outra solução dual, em que o AHD terá o estatuto de aeroporto principal e um Aeroporto localizado em Santarém o de complementar; a construção de um novo aeroporto internacional localizado em Santarém, que substitua, de forma integral, o AHD.

Além destas possibilidades, a CTI incluiu ainda as localizações Vendas Novas mais Pegões; AHD com Vendas Novas-Pegões; e Rio Frio mais Poceirão.

A avaliação terá por base cinco fatores críticos (segurança aeronáutica; acessibilidade e território; saúde humana e viabilidade ambiental; conectividade e desenvolvimento económico; e investimento público e modelo de financiamento), 24 critérios de avaliação e 88 indicadores.

Após a realização da conferência, o relatório será disponibilizado para consulta pública por um período de 30 dias úteis, sendo que, findo este prazo, a CTI elaborará o relatório final, dando por concluído o mandato que lhe foi conferido pelo atual Governo.

Artigos relacionados
AEROPORTOS

Aeroporto de Petrolina finaliza terceira etapa de modernização

A terceira etapa das obras de ampliação e modernização do Aeroporto de Petrolina foi entregue na nesta sexta-feira (6), na…
AEROPORTOS

Aeroporto Salgado Filho volta a receber voos nacionais em outubro

Após ter 75% de sua pista de pousos e decolagens submersa durante a enchente que atingiu o Rio Grande do…
AEROPORTOS

Infraero passa a operar aeroportos de Canela e de Torres (RS)

Os aeroportos de Canela e Torres, no Rio Grande do Sul, passam a ser operados pela Infraero. Além da operação,…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :