AEROPORTOS

Relatório sobre solução aeroportuária da região de Lisboa será apresentado em dezembro

A Comissão Técnica Independente (CTI) estará divulgando em dezembro, a princípio no dia 05, um relatório com opções estratégicas para aumentar a capacidade aeroportuária da região de Lisboa.

As nove opções estratégicas até agora divulgadas incluem uma solução em que o Aeroporto Humberto Delgado (AHD) terá o estatuto de aeroporto principal e o Aeroporto do Montijo o de complementar; uma solução dual alternativa, em que o Aeroporto do Montijo adquirirá, progressivamente, o estatuto de aeroporto principal e o AHD o de complementar, incluindo a capacidade para o aeroporto principal substituir integralmente a operação do aeroporto secundário; a construção de um novo aeroporto internacional no Campo de Tiro de Alcochete (CTA), que substitua, de forma integral, o AHD; uma outra solução dual, em que o AHD terá o estatuto de aeroporto principal e um Aeroporto localizado em Santarém o de complementar; a construção de um novo aeroporto internacional localizado em Santarém, que substitua, de forma integral, o AHD.

Além destas possibilidades, a CTI incluiu ainda as localizações Vendas Novas mais Pegões; AHD com Vendas Novas-Pegões; e Rio Frio mais Poceirão.

A avaliação terá por base cinco fatores críticos (segurança aeronáutica; acessibilidade e território; saúde humana e viabilidade ambiental; conectividade e desenvolvimento económico; e investimento público e modelo de financiamento), 24 critérios de avaliação e 88 indicadores.

Após a realização da conferência, o relatório será disponibilizado para consulta pública por um período de 30 dias úteis, sendo que, findo este prazo, a CTI elaborará o relatório final, dando por concluído o mandato que lhe foi conferido pelo atual Governo.

Artigos relacionados
AEROPORTOS

MPor amplia programa para incentivar empreendimentos comerciais nos aeroportos

O Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) abriu uma nova consulta pública sobre a minuta de portaria que pretende estender…
AEROPORTOS

AmpliAR prevê investimentos de R$ 122,32 milhões para modernizar aeroportos em Cacoal e Vilhena (RO)

O Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) irá investir R$ 122,32 milhões, destinados à ampliação e modernização dos aeroportos localizados…
AEROPORTOS

Aeroporto de Belém instala biometria facial para otimizar controle de fronteira

O Aeroporto Internacional de Belém acaba de inaugurar seis novos Portões de Controle de Fronteira Automatizado (ABC Gates). O novo…