Cotidiano

Secretaria Municipal de Assistência Social, do Trabalho e da Mulher promove encontro LGBTQIA+

Aconteceu na quinta-feira (23) no auditório da Secretaria de Educação (Semed), um encontro LGBTQIA+ com objetivo de trazer esclarecimentos sobre as ações conjuntas da Secretaria Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+ por intermédio de sua Diretoria de Promoção e Defesa dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+, Secretaria de Estado da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos do Estado de Alagoas (SEMUDH) e Secretaria Municipal de Assistência Social, do Trabalho e da Mulher que serão realizadas no município contra a LGBTfobia.

A partir de sucessivas denúncias de transfobia, a Secretaria Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+, por intermédio de sua Diretoria de Promoção e Defesa dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+, apresenta um plano de ação, com proposta de atuação no Município voltada à formação e sensibilização das equipes municipais de serviços públicos, na garantia dos direitos de pessoas LGBTQIA+.

O encontro foi articulado pela Secretaria Municipal de Assistência Social, do Trabalho e da Mulher e teve a participação de representantes de diversas secretarias municipais, escola estadual e Grupo Gay de Coruripe.

A Proposta, apresentada pela Secretaria Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+ (SLGBTQIA+), é um plano de ações a serem desenvolvidas no município em parceria com os governos estadual e municipal, de forma a promover a formação e sensibilização das equipes municipais de serviços públicos, na garantia dos direitos de pessoas LGBTQIA+, por meio de adesão dos servidores municipais ao curso de formação disponibilizado pela SLGBTQIA+ em parceria com a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP).

Yego Silva, da secretaria da Assistência Social do Trabalho e da Mulher explica que as ações contarão com a parceria do Governo Federal e do Estado. “A luta contra a LGBTfobia é constante e precisamos trabalhar cada vez mais temas que tratem dessa política. É importante formar os nossos servidores para que a Prefeitura seja um ambiente respeitoso para pessoas LGBTQIA+ e também para que nossa população tenha o atendimento correto, a capacitação é a melhor estratégia”, ressalta.

Mediante a realização conjunta das medidas, tem-se os seguintes objetivos:

Formar e sensibilizar as pessoas atuantes no serviço público municipal de Coruripe em relação aos direitos de pessoas LGBTQIA+;

Possibilitar o início do diálogo com o Legislativo Municipal, por meio de audiência pública sobre a temática na Câmara de Vereadores;

Ampliar o conhecimento, por parte da população LGBTQIA+ local, acerca de seus direitos e dos equipamentos públicos disponibilizados para o exercício desses direitos;

Orientar a gestão pública municipal à construção de conselho e órgão municipal de políticas de direitos LGBTQIA.

A professora Rosikeyla Rogério da Escola Estadual João Beltrão Siqueira, destaca que a capacitação prepara para lidar com situações de preconceito, mediação de conflitos e comunicação não violenta. “É na escola que avançamos na mudança que desejamos para a diminuição do bullying entre outros”, concluiu.

Por: PMC

Artigos relacionados
Cotidiano

IGPS promove mais uma ação do programa “Sua Vida com um Novo Olhar” em Penedo

O Instituto de Gestão de Políticas Públicas Sociais – IGPS realiza mais uma edição do programa “Sua Vida com um…
Cotidiano

Prefeito propõe redução de IPVA para atrair empresas e gerar mais empregos

A cidade de Pilar pode vir a ser contemplada com uma série de benefícios decorrentes de iniciativa que levou o…
Cotidiano

Presidente da Câmara de Arapiraca abre os trabalhos legislativos

As sessões ordinárias da Câmara Municipal de Arapiraca retornaram. Foi a primeira reunião do parlamento de 2024, após o fim…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :