MEIO AMBIENTE

COP 28: Brasil debate em Dubai governança responsável e turismo sustentável

Reunidos em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, chefes de Estado estão debatendo ações contra mudanças climáticas que provocam catástrofes em várias partes do mundo. É a COP28, que tem entre os temas prioritários acelerar a transição energética, resolver o financiamento climático, focar na natureza e nas pessoas e promover a completa inclusão.

Neste ano, a comitiva brasileira é uma das maiores já enviadas ao evento, evidenciando o protagonismo do Brasil nas discussões sobre o clima global. A mensagem central do país será: “O Brasil unido em sua diversidade a caminho do futuro sustentável”, ressaltando a realização da COP 30, que ocorrerá na cidade de Belém do Pará em 2025.

Até o dia 15 de dezembro, no “Espaço Brasil”, organizado pelos ministérios do Meio Ambiente, das Relações Exteriores e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), serão realizadas várias palestras. Dentre elas, um painel promovido pelo Ministério do Turismo, sobre governança responsável e turismo sustentável.

Moderado por Anderson Possa (mestre em Finanças), o debate contará com as presenças da secretária executiva do Ministério do Turismo, Ana Carla Lopes; do governador do Amazonas, Wilson Lima, e de vários parlamentares federais, como os deputados Celso Sabino (PA), João Carlos Bacelar (BA), Rodrigo Valadares (SE), Coronel Ulysses (AC) e Geraldo Mendes (PR), entre outras autoridades.

Natureza, ecoturismo e aventura são a 2ª maior motivação da chegada de visitantes estrangeiros no Brasil (16,3%), atrás somente do segmento sol e praia (71,7%). “Será um debate rico, e tenho certeza que sairemos cheios de alternativas e também de esperanças para a construção de um mundo consciente da importância de um meio ambiente realmente equilibrado”, ressaltou a secretária Ana Carla Lopes.

Ao discursar na COP 28 em Dubai, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, enfatizou que o Brasil está disposto a liderar a partir de exemplos e apontou a redução de mais de 20% no desmatamento da Amazônia. “Vamos trabalhar de forma construtiva, com todos os países, para pavimentar o caminho entre esta COP28 e a COP30, que sediaremos no coração da Amazônia”, afirmou.

G20

A partir de 1º de dezembro, o Brasil assume, por um ano, o comando do G20, grupo que reúne as maiores economias mundiais para cooperação internacional. É a 1ª vez que o país se consolida em uma posição neste formato.

Neste mês de dezembro e em todo o ano de 2024, estão previstas mais de 100 reuniões de grupos de trabalho e forças-tarefas do G20 nas cinco macrorregiões do Brasil. Os assuntos prioritários de debate serão: combate à fome, à pobreza e à desigualdade; desenvolvimento sustentável e reforma da governança global.

Artigos relacionados
MEIO AMBIENTE

Alagoas Ambiental participa do encontro Território Sustentável

Com o propósito de promover um futuro mais verde e limpo, por meio de práticas inovadoras de tratamento de resíduos,…
MEIO AMBIENTE

ABEAR reforça importância da produção de SAF para descarbonização do setor aéreo

A presidente da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR), Jurema Monteiro, reforçou, no evento Piauí Infra Day, a importância da…
MEIO AMBIENTE

Prefeito de Craíbas recebe MVV para alinhar novo estudo socioeconômico na região

No último dia 3, a Mineração Vale Verde (MVV) realizou uma visita institucional à Prefeitura de Craíbas, conversando com o…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :