HOTELARIA

Em mais resorts, atividades ao ar livre continuam após o pôr do sol

Quando o Lodge at Spruce Peak , um resort de esqui Destination by Hyatt em Stowe, Vermont, lançou uma linha robusta de experiências de caminhadas noturnas em 2020, foi em grande parte em resposta à pandemia, com o objetivo de oferecer aos hóspedes uma atividade noturna ao ar livre segura para a Covid. .

Avançando até agora, as preocupações relacionadas com a pandemia estão em grande parte no espelho retrovisor. As caminhadas noturnas do Lodge at Spruce Peak, no entanto, provaram ser mais populares do que nunca, à medida que um número crescente de viajantes busca experiências noturnas que vão além do normal.

“Antes da Covid, não havia muita demanda por atividades noturnas e voltadas para a família”, disse Anderson James, gerente de marketing e relações públicas da propriedade. “Mas muitos dos nossos hóspedes vêm aqui para aproveitar ao máximo o ar livre. Portanto, oferecer atividades antes ou depois do jantar permite que os hóspedes normalmente estejam apenas passeando ou assistindo a um filme para levar as crianças para fora, potencialmente aprender algo e criar mais lembranças.”

Durante as estações mais frias, o Lodge at Spruce Peak oferece uma caminhada com raquetes de neve na Lua Cheia de 45 minutos uma vez por mês, equipando os hóspedes com raquetes de neve, bastões e faróis. Caminhadas com raquetes de neve ao crepúsculo e passeios de esqui cross-country são oferecidos várias vezes por semana. Todas as atividades noturnas ao ar livre da propriedade são conduzidas por guias de seu operador turístico parceiro, Spruce Peak Outfitters.

De acordo com James, a programação noturna atrai não apenas o núcleo demográfico de viajantes familiares da propriedade, mas também os casais. Cada passeio normalmente atrai algo entre 10 a 20 convidados.

“Tem sido tão popular que continuamos”, disse James, acrescentando que o The Lodge at Spruce Peak está expandindo suas ofertas noturnas ao ar livre, como uma experiência de caminhada para observar as estrelas que pilotou no verão passado.

A observação de estrelas emergiu como uma das atividades noturnas mais modernas na hotelaria nos últimos anos, com propriedades rurais em particular aproveitando o seu acesso a céus escuros que oferecem condições ideais de observação de estrelas.

O Loews Ventana Canyon Resort em Tucson, Arizona, por exemplo, relata um interesse crescente em seu programa gratuito de observação de estrelas, que estreou há alguns anos. As sessões de observação de estrelas ao ar livre oferecem aos visitantes a oportunidade de ver mais de perto a galáxia através do telescópio, sob a orientação de um educador do observatório Mount Lemmon SkyCenter da Universidade do Arizona .

“Quando lançamos, oferecemos um dia por semana”, disse Brandy White, diretor de vendas e marketing do resort Loews. “E agora se tornou tão popular que fazemos isso três noites por semana.”

Antes da pandemia, o programa de observação de estrelas da propriedade atraía principalmente grupos empresariais e associativos, cujos organizadores procuravam complementar os seus eventos com uma programação única. Nos anos mais recentes, no entanto, uma parcela maior de hóspedes em lazer optou por participar das sessões, incluindo famílias.

“Não é apenas uma ‘atividade adulta’ ou ‘atividade infantil’, mas algo que todos podem fazer juntos”, disse White. “E é algo fácil, educativo e algo que você não verá em todos os resorts.”

Noturna
Às vezes, as experiências noturnas podem proporcionar aos hóspedes uma visão dos bastidores das operações do hotel após o expediente.

No Six Senses Residences & Spa Courchevel, voltado para esqui , na França, os hóspedes podem andar em um desbravador de pistas ou em um preparador de pistas de esqui, permitindo-lhes experimentar “todo o trabalho árduo necessário para preparar as pistas de esqui todas as noites”.

O bem-estar também expandiu seu alcance à noite. Por exemplo, nos dois resorts Four Seasons em Bali – o Four Seasons Bali em Jimbaran Bay e o Four Seasons Bali em Sayan – aulas de ioga ao ar livre são oferecidas quando há lua cheia.

De acordo com Camilla Chiam, diretora sênior de relações públicas e comunicações dos resorts Four Seasons Bali, as sessões de Full Moon Yoga se inspiram no significado do purnama, ou lua cheia, na cultura balinesa-hindu, com o evento lunar celebrado como um evento especialmente “momento auspicioso.”

O Four Seasons Bali at Sayan oferece um Night Spa Ritual, uma experiência noturna de bem-estar que acontece ao ar livre ao longo do rio Ayung. O ritual compreende uma massagem com pedras quentes do rio com duração de 90 minutos, com pedras do rio aquecidas a vapor, além de um tratamento facial Crystal Healing que inclui massagem facial e uso de óleos de rosa e sândalo.

“A experiência do spa noturno tornou-se cada vez mais popular, principalmente entre os casais”, disse Chiam, acrescentando que o ambiente tranquilo e ao ar livre ajuda a aumentar o fator romance.

Os operadores turísticos também estão a reconhecer que, para muitos viajantes, as excursões nocturnas podem ser mais atractivas do que as actividades diurnas, especialmente em mercados onde o excesso de turismo é um factor.

A ToursByLocals , com sede no Canadá , por exemplo, oferece uma variedade de passeios noturnos, incluindo experiências que prometem “acesso privilegiado a locais imperdíveis, menos lotados e mais mágicos à noite”.

Entre as ofertas noturnas da empresa está um passeio a pé privado de três horas e meia em Roma. O tour Roma After-Dark Highlights inclui paradas em vários locais do centro da cidade conhecidos por suas multidões, incluindo o Panteão, a Fonte de Trevi e a Escadaria Espanhola.

Nos meses mais quentes, a noite também traz temperaturas mais amenas.

“Como evitar o calor do verão romano?” pergunta a guia do passeio, Flaminia, em sua descrição. “É fácil. Basta dar um passeio à noite”.

Artigos relacionados
HOTELARIA

Hostel do Rio vence o ‘Oscar dos Hostels’ e reforça liderança brasileira em sustentabilidade

O Brasil voltou a se destacar no HOSCARs Awards, premiação criada pela plataforma Hostelworld e considerada o “Oscar dos hostels”….
HOTELARIANotícias

Grupo Vila Galé inicia obras em Coruripe e anuncia faturamento de R$ 807 milhões em 2025.

EXCLUSIVO Mozart Luna O diretor presidente do Grupo Vila Galé, Jorge Rebelo de Almeida, anunciou o início das obras de…
HOTELARIANEGÓCIOSNotícias

Litoral Sul de Alagoas terá hotel de luxo da rede alemã Kempinski

A rede alemã de hotéis de luxo Kempinski planeja abrir sua segunda unidade em solo brasileiro, desta vez, no litoral…