NEGÓCIOS

Guerra Israel-Hamas prejudica turismo no Egito e na Jordânia

A guerra Israel-Hamas teve um efeito prejudicial nas reservas e cancelamentos de excursões e cruzeiros nos vizinhos Egito e Jordânia, de acordo com fornecedores presentes na Conferência Anual e Mercado da USTOA. As reservas estão em declínio acentuado e os cancelamentos dispararam pelo menos durante o primeiro trimestre do próximo ano. 

“O impacto foi bastante severo, honestamente, no primeiro trimestre de 2024”, disse Pamela Hoffee, presidente da Avalon Waterways, que oferece cruzeiros fretados pelo Rio Nilo. “Quase metade dos nossos hóspedes cancelaram no primeiro trimestre de 2024. O resto do ano não teve tanto impacto”, completou.

Os clientes que cancelam perdem seus depósitos de US$ 250, disse Hoffee, o que não é uma perda acentuada para aqueles que não fizeram os pagamentos finais e adquiriram o seguro de viagem da linha, que inclui uma política de cancelamento por qualquer motivo.

Collette também sofreu cancelamentos em massa no Egito e na Jordânia. “A taxa de cancelamento está na faixa de 30-40% para nossas partidas de curto prazo”, disse Jeff Roy, vice-presidente executivo de gestão de receitas, preços e operações mundiais da Collette. 

Roy acrescentou que a guerra teve um impacto negativo nas reservas de viagens para além do Egipto e da Jordânia, abrandando as reservas globais no quarto trimestre. Roy disse que houve uma queda notável depois de 7 de outubro, quando o Hamas atacou Israel para desencadear a guerra.

“Estamos recebendo muita atividade no site, mas muito menos conversões no momento. Parece que as pessoas ainda estão comprando muito”, disse Roy. 

A guerra não só afectou as reservas, mas também aumentou a preocupação com os ataques terroristas, que historicamente diminuíram as reservas durante meses após um incidente, não apenas no país onde ocorreu, mas por vezes numa região inteira.

De acordo com o inquérito anual da USTOA aos membros activos, o terrorismo é a sua terceira maior preocupação; estava no final da lista de preocupações do ano passado nesta época.

As duas principais preocupações dos membros do USTOA são a incerteza económica e o aumento do custo de vida. 

Artigos relacionados
HOTELARIANEGÓCIOS

Embratur e Airbnb firmam parceria para impulsionar promoção internacional do Brasil

A Embratur e o Airbnb assinaram um Memorando de Entendimento (MOU) para fortalecer a promoção internacional do Brasil e ampliar…
AEROPORTOSNEGÓCIOS

Aeroportos do Nordeste movimentam 1,7 milhão de passageiros em outubro

A aviação nordestina encerrou outubro em ritmo de expansão. No mês, os aeroportos da região registraram a circulação de 1.760.444…
NEGÓCIOS

Turismo de negócios fatura mais de R$ 11 bilhões em dez meses e mantém expectativa recorde para o ano

O setor de viagens corporativas segue aquecido no Brasil: de janeiro a outubro de 2025, o segmento registrou um faturamento…