Com o aumento da longevidade, pessoas na terceira idade despontam como um importante público para o turismo. Em 2023, segundo dados da Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur), os idosos já representavam pouco mais de 10% dos visitantes do Estado.
Com idosos cada vez mais conectados, a Amazonastur indica o acesso à ferramenta “Amazonas to go”. De uso simplificado, o chat desenvolvido pelo Governo do Amazonas, por meio da Amazonastur, fornece informações para turistar pelo estado, por meio do Whatsapp.
O presidente da Amazonastur, Ian Ribeiro, explica que as agências e empresas de turismo estão adaptando atividades para agradar ao público da terceira idade, visando esse nicho que está em crescente ascensão. Mais de 20 milhões de pessoas com mais de 60 anos movimentam o mercado turístico no Brasil, de acordo com o Ministério do Turismo (Mtur).
“Nós temos uma versatilidade muito grande no turismo amazonense. Aqui o turista com mais de 60 anos tem um ambiente seguro, com informações fáceis, no próprio celular, e agências e empresas de turismo cada vez mais preparadas para esse público, com roteiros elaborados especialmente para eles”, afirmou o presidente.
De acordo com dados da Amazonastur, turistas com mais de 60 anos, que visitam o Amazonas, têm como principais interesses o lazer (36%), trabalho ou negócios (33%), eventos (14%) e visitas à familiares (10%). Confira as principais dicas da Amazonastur, para quem tem interesse em conhecer o Amazonas.
Exemplo da expansão do segmento é a agência de viagem Amazonas Vallentini, que trabalha com roteiros voltados para a terceira idade. Atuando há seis meses no mercado, o empreendimento surgiu a partir da necessidade dos clientes da terceira idade de buscar atividades de lazer e recreação.
City tour
Para apreciar as belezas urbanas, a Amazonastur indica o Amazonbus, o ônibus de turismo de dois andares, que realiza um passeio turístico pela cidade, iniciando no Largo São Sebastião, Mercado Municipal Adolpho Lisboa, visitando o centro histórico. O Amazonbus ainda passa pela Arena da Amazônia, Ponta Negra e Ponte Rio Negro, com guias de turismo credenciados no Cadastur, que contam as histórias e curiosidades dos atrativos.
Cachoeiras e balneários
Com mais de 100 cachoeiras catalogadas em Presidente Figueiredo (distante a 117 quilômetros de Manaus), segundo o executivo municipal, a terra das cachoeiras encanta turistas de todas as idades. As cachoeiras da Pedra Furada, Água Viva e o Balneário Abraço Verde, oferecem trilhas com caminhada em trilha leve e também estrutura de restaurante e hospedagem.
Outra opção é o Balneário KM 21, na rodovia BR 174, que liga Manaus a Presidente Figueiredo. O local tem água corrente, estacionamento e restaurante com as delícias gastronômicas do estado. No Amazonas, o passeio pode ser realizado pelo programa do Serviço Social do Comércio.
Hotéis de floresta
Mais de 400 meios de hospedagens estão no Cadastur e outra dica da Amazonastur para aproveitar a beleza exuberante do Amazonas é desfrutar dos hotéis. O Juma Lodge está localizado a 102 quilômetros de distância de Manaus. O trajeto dura cerca de 3h30 e durante a viagem, belezas naturais como o Encontro das Águas e a vitória-régia podem ser contemplados. O local dispõe de uma estrutura com 19 apartamentos, redário, piscina de rio, além de atividades para os hóspedes.
Amazonas to go
Para outras informações de atrativos turísticos o viajante pode acessar o chat do Amazonas to go, que por meio da leitura de QR Code ou mensagem para o número (92) 99356-8775, redireciona para o aplicativo de mensagens Whatsapp. Por meio de chatbot, todos os atrativos turísticos dos municípios de Manaus, Presidente Figueiredo, Parintins, Rio Preto da Eva, Manacapuru, Novo Airão, Boa Vista do Ramos, Careiro Castanho, Maués e Humaitá estão disponíveis na ferramenta. Todos os prestadores de serviços turísticos no Amazonas to go são regulares no Cadastur do Ministério do Turismo.
Por: Amazonastur