HOTELARIA

Hotelaria eleva expectativas para o Natal e Ano Novo em Portugal

As expetativas dos hoteleiros quanto às taxas de ocupação e preço médio para o Natal e Ano Novo de 2023 revelam-se otimistas de acordo com o mais recente estudo da AHP – Associação da Hotelaria de Portugal, que inquiriu 293 estabelecimentos hoteleiros de 27 de novembro a 10 de dezembro.

Para o Natal deste ano, e até à data de término do inquérito da AHP, a média nacional apontava para uma taxa de ocupação com reservas já confirmadas de 44%. No entanto, a expetativa é a de que a taxa se situe nos 56% entre 22 e 26 de dezembro, período considerado pela AHP como o referente ao Natal. No Natal do ano passado, a taxa de ocupação foi de 50%.

Analisando esta taxa por regiões, a Região Autônoma da Madeira é a que regista a maior taxa de ocupação ao momento do inquérito, 73%, esperando que esta suba para os 78% no período natalício – uma expetativa relativamente em linha com os valores do ano passado, já que a Madeira acabou o Natal de 2022 com uma taxa de ocupação de 76%.

Seguem-se Lisboa e Algarve, com taxas de ocupação confirmadas de 47%, e com expetativas de subida de 63% e 61%, respetivamente.

Já a região Autônoma dos Açores é a que antecipa a taxa de ocupação mais baixa – com uma taxa de ocupação até ao momento de 26% para o Natal deste ano, a expetativa é a de que os valores subam para os 34%.

“De acordo com os dados do INE, tanto a região Centro como os Açores registaram uma taxa de ocupação de 28% na totalidade do mês de dezembro de 2022. Portanto, embora a expetativa seja de uma taxa de ocupação mais conservadora, em ambas as regiões a taxa de ocupação no período do Natal está acima da média do mês”, refere Cristina Siza Vieira, vice-presidente executiva da AHP, em apresentação aos jornalistas.

Artigos relacionados
HOTELARIA

Hostel do Rio vence o ‘Oscar dos Hostels’ e reforça liderança brasileira em sustentabilidade

O Brasil voltou a se destacar no HOSCARs Awards, premiação criada pela plataforma Hostelworld e considerada o “Oscar dos hostels”….
HOTELARIANotícias

Grupo Vila Galé inicia obras em Coruripe e anuncia faturamento de R$ 807 milhões em 2025.

EXCLUSIVO Mozart Luna O diretor presidente do Grupo Vila Galé, Jorge Rebelo de Almeida, anunciou o início das obras de…
HOTELARIANEGÓCIOSNotícias

Litoral Sul de Alagoas terá hotel de luxo da rede alemã Kempinski

A rede alemã de hotéis de luxo Kempinski planeja abrir sua segunda unidade em solo brasileiro, desta vez, no litoral…