A partir deste ano, a tarifa por uso do patrimônio do arquipélago de Morro de São Paulo, no município de Cairu, na Bahia, que desde 2022 custava R$ 30, foi reajustada para R$ 50.
O aumento da tarifa, de acordo com o município, se deve ao aumento das despesas de manutenção do patrimônio e os impactos gerados a partir do aumento do fluxo de turistas que visitam o local.
A publicação especifica ainda que 3% do total arrecadado anualmente será destinado às ações com cooperativas e associações dedicadas à proteção ambiental, enquanto os outros 7% serão destinados, nos próximos dez anos ao financiamento, elaboração e execução de Plano de Recuperação de Áreas Degradadas (Prade).
O município de Cairu, terceiro polo turístico da Bahia, é visto como um dos destinos mais cobiçados pelos turistas que exploram a região, e essa preferência não é sem motivo. Além das suas paisagens e praias paradisíacas, a cidade-arquipélago destaca-se pelos itinerários turísticos, a rica história, e como um dos municípios mais antigos do Brasil.
Com visitas anuais de mais de 400 mil pessoas, o distrito de Morro de São Paulo é tido atualmente como uma das localidades mais atrativas da cidade de Cairu, devido ao seu grande potencial que inclui belezas naturais, culinária e importância histórica.



