ALAGOAS

Mapa do Turismo Brasileiro: Setur-AL convoca cidades alagoanas para atualização cadastral

A Secretaria de Estado do Turismo de Alagoas (Setur) convoca, já a partir deste mês, os municípios turísticos alagoanos para a atualização anual das informações para o Mapa do Turismo Brasileiro. A atualização do cadastro deve ser feita até 15 de março pelas equipes das secretarias municipais de turismo para serem validadas dentro do prazo estabelecido pelo Governo Federal.

Os gestores municipais devem estar atentos ao prazo final para a validação das declarações, e toda a documentação deve ser apresentada de forma digital por meio do site sistema.mapa.turismo.gov.br. Após a aprovação das informações enviadas e inclusão no Mapa do Turismo, o cadastro terá validade de um ano.

De acordo com a superintendente de Infraestrutura Logística para o Turismo da Setur, Sandra Villanova, a atualização no cadastramento dos municípios é de extrema importância para o turismo regional do estado. “O Governo de Alagoas tem desempenhado um importante trabalho no desenvolvimento turístico, buscando consolidar o Destino Alagoas como referência no turismo nacional. Manter o cadastro atualizado dos municípios alagoanos impulsiona o setor, destacando Alagoas no principal levantamento turístico do país. Essa é uma importante ferramenta de direcionamento dos recursos do Governo Federal, para a estruturação do segmento no nosso estado”, concluiu a superintendente. 

Para o cadastramento, são necessários documentos que comprovem a existência de um órgão ou entidade municipal responsável pelo setor turístico da cidade, uma dotação orçamentária destinada a pasta, possuir prestador de serviços turísticos cadastrado no Ministério do Turismo, contar com um conselho ou fórum municipal de turismo, além do termo de compromisso de adesão ao Programa de Regionalização do Turismo.

Atualmente, o estado de Alagoas conta com 53 municípios turísticos distribuídos em sete regiões turísticas cadastrados do Mapa do Turismo Brasileiro. Para sanar dúvidas dos gestores municipais, a Setur disponibiliza o email seturalagoas@gmail.com, além do contato do WhatsApp 82 98833-9510.

Mapa do Turismo

O programa de regionalização do turismo brasileiro foi instituído pelo Ministério do Turismo (MTur), e reúne destinos e cidades que possuem vocação e que são impactados pelo setor turístico. A categorização dos municípios define a área a ser trabalhada pelo MTur no desenvolvimento de políticas públicas para cada região, além de identificar o impacto econômico do setor nos municípios.

O desempenho do setor nas cidades é analisado a partir da avaliação de cinco categorias: quantidade de estabelecimentos de hospedagem, quantidade de empregos em estabelecimentos de hospedagem, quantidade estimada de visitantes domésticos, quantidade estimada de visitantes internacionais e arrecadação de impostos federais a partir dos meios de hospedagens.

Por: Agência Alagoas

Artigos relacionados
ALAGOAS

Paulo Dantas comemora Alagoas em 1º no ranking de competitividade

O governador Paulo Dantas usou suas redes sociais para compartilhar uma notícia importante para os alagoanos: o Estado agora lidera…
ALAGOAS

Governo de Alagoas entrega kits para estudantes que participarão de intercâmbio na Inglaterra

O Governo de Alagoas entrega, nesta quinta-feira (18), kits para os estudantes da rede estadual selecionados no programa Daqui pro…
ALAGOAS

Secretaria de Planejamento discute em Brasília cessão do Centro Cultural Ruth Cardoso por mais 20 anos

Uma comitiva da Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag) esteve em Brasília, nos dias 11 e 12…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :