ALAGOAS

Paulo Dantas anuncia retomada da Artnor e garante centro para artesãos alagoanos

O governador Paulo Dantas garantiu a retomada da Feira Internacional de Artesanato do Nordeste (Artnor). O anúncio foi feito durante uma reunião virtual, que contou com a presença de dezenas de artesãos e representantes do Sebrae, que também é parceiro da iniciativa. No encontro, também foi divulgado que será feita nos próximos meses a entrega do Centro de Referência Alagoas Feita à Mão, que será um polo para promoção da cultura popular alagoana. A Artnor não acontecia há 10 anos.

Paulo ressaltou que Alagoas é o segundo estado com mais artesãos cadastrados no Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (SICAB). O governador explicou que esse resultado é fruto das ações desenvolvidas pelo programa Alagoas Feita à Mão. “É essencial para a geração de emprego e renda, investir em iniciativas como a Artnor, que vai contribuir para desenvolver, fomentar e divulgar a produção artesanal alagoana de mais de 900 artesãos, beneficiados diretamente”, ressaltou. 

Para a secretária de Estado de Relações Federativas e Internacionais de Alagoas, Caroline Balbino, Alagoas figura em primeiro lugar em tipologias. “Nada mais justo em apoiarmos a Artnor, para divulgarmos nossas matérias primas artesanais, gerando renda e desenvolvimento socioeconômico da cadeia produtiva artesanal”, disse. Ela ainda detalhou de forma bem entusiasmada sobre a chegada do Centro de Referência Alagoas Feito à Mão. “Este será um espaço da promoção genuína do artesanato alagoano e um espaço com potenciais turísticos altíssimos”, adiantou. O ponto ficará localizado na Praça Floriano Peixoto, no Centro de Maceió.

O superintendente do Sebrae, Vinícius Lages,  parabenizou a iniciativa do Governo de Alagoas em investir no artesanato alagoano e agradeceu a parceria. “Vale destacar que essa retomada faz parte de um trabalho integrado entre o Governo de Alagoas e o Sebrae para fortalecer a atividade artesanal, que está presente em todo o estado”, frisou.

Para a Mestra Vânia, as iniciativas anunciadas pelo Governo de Alagoas demonstram o respeito com o artesão. “Paulo Dantas mostra que está comprometido com o artesanato alagoano. Falando aqui pelo setor, podemos dizer que estamos sendo respeitados como profissionais artesãos”, disse. Durante o encontro, também foram anunciadas a nova logomarca do evento – um chapéu de guerreiro -, e a abertura da nova galeria de artesanato Alagoas Feita à Mão, que fica no Shopping Mangabeiras.

Por: Agência Alagoas

Artigos relacionados
ALAGOAS

Paulo Dantas comemora Alagoas em 1º no ranking de competitividade

O governador Paulo Dantas usou suas redes sociais para compartilhar uma notícia importante para os alagoanos: o Estado agora lidera…
ALAGOAS

Governo de Alagoas entrega kits para estudantes que participarão de intercâmbio na Inglaterra

O Governo de Alagoas entrega, nesta quinta-feira (18), kits para os estudantes da rede estadual selecionados no programa Daqui pro…
ALAGOAS

Secretaria de Planejamento discute em Brasília cessão do Centro Cultural Ruth Cardoso por mais 20 anos

Uma comitiva da Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag) esteve em Brasília, nos dias 11 e 12…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :