Eleição CNM
A Confederação Nacional de Municípios (CNM) recebeu a inscrição de duas chapas a fim de concorrer às eleições para escolha dos integrantes do Conselho Diretor, do Conselho Fiscal e do Conselho de Representantes Regionais para a Gestão 2024-2027 da entidade. A homologação das chapas pela Comissão Eleitoral ocorreu até esta sexta-feira, 23 de fevereiro, e será publicada no site das eleições e no Portal da CNM.
Edital de convocação
De acordo com o Edital de Convocação e o Regulamento das Eleições, os candidatos tiveram até as 18 horas desta terça-feira, 20 de fevereiro, para protocolar, na sede da CNM, a inscrição das chapas. Os documentos, endereçados ao Presidente do Conselho Diretor da Confederação, foram lacrados e serão validados pela Comissão Eleitoral.
O pleito está marcado para o dia 1º de março e será realizado por meio de votação eletrônica, pelo site.
Fundeb perspectivas
A Portaria Interministerial 06/2023, de 28/12/2023, divulga a primeira estimativa de receitas do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) para o exercício de 2024.
A estimativa da receita total do Fundeb para 2024 é de R$ 287,4 bilhões.
Arapiraca e a dengue
Com um número de casos que ultrapassa meio milhão em todo o território brasileiro, a dengue voltou a ser grande foco de ações para os órgãos de saúde do país. Por isso, a Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está reforçando o combate ao mosquito Aedes aegypti e alertando para os sintomas e formas de prevenção da doença.
Prevenção contra o mosquito
A prevenção é feita evitando a proliferação do mosquito, cujos criadouros nascem em locais com água armazenada, como vasos de plantas, pneus, garrafas, galões de água, piscinas sem manutenção e até mesmo recipientes pequenos, como tampas de garrafas e cascas de ovo.
Dengue em Arapiraca
De janeiro a dezembro de 2023, foram registrados 929 casos suspeitos de dengue na Capital do Agreste, dos quais 897, cerca de 96,05%, foram encerrados em tempo oportuno de 60 dias. Em janeiro de 2024, a cidade registrou 26 casos confirmados da doença.
Ação educativas
A Secretaria de Saúde reforça o compromisso em combater a doença e manter esse número controlado, por meio ações de conscientização nas salas de espera nas Unidades Básicas de Saúde e mutirões de limpeza nas comunidades, executados pela Coordenação de Arboviroses em parceria com a Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ).
Sinais e sintomas
Por ser uma doença febril aguda, o paciente deve buscar ajuda se manifestar febre de início repentino (39ºC a 40ºC) e pelo menos dois dos seguintes sintomas: dor de cabeça, fraqueza, dores musculares e/ou articulares e dor atrás dos olhos. A maioria dos pacientes se recupera, mas parte deles pode progredir para uma forma mais grave da doença, com possibilidade de óbito.
Orientação
A orientação é buscar imediatamente um serviço de saúde, seja em sua Unidade Básica de Saúde de referência ou no Complexo Multiprofissional de Saúde. O tratamento é baseado em uma combinação de reposição de líquidos e repouso, com retorno para reavaliação médica conforme orientação.