Na última semana, a Secretaria de Turismo e Viagens de São Paulo (Setur-SP) promoveu uma série de ações para celebrar os 150 anos da imigração italiana no Brasil, comemorada em 21 de fevereiro. São ações que se estendem por todo o ano em diversos municípios do Estado, celebrando as cores da bandeira da Itália: verde, branca e vermelha.
Elas foram projetadas nas fachadas de prédios públicos, como a Ponte Estaiada Otávio Frias de Oliveira; o Viaduto do Chá; o Pateo do Collegio; a Biblioteca Mario de Andrade; o Edifício Ermírio de Moraes; Edifício Matarazzo; o Monumento às Bandeiras; o Palácio dos Bandeirantes e a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp). A ação é uma parceria da Setur-SP com a Secretaria de Turismo Municipal, o Consulado da Itália e as Secretarias de Negócios Internacionais e da Cultura, Economia e Indústria Criativa de SP
A Setur-SP também promove um concurso cultural de destinos paulistas com decorações inspiradas na Itália, e o turismo de SP está finalizando um guia temático de grandes eventos que acontecem na capital, litoral e interior do estado inspirados na cultura italiana. Inclusive, o vencedor do concurso será a capa do guia temático.
Um ano inteiro de comemorações
A Secretaria de Turismo e Viagens de SP também marcou presença no evento de inauguração das ações em comemoração aos 150 anos da imigração italiana. O evento foi realizado pelo Consulado Geral da Itália em São Paulo no Museu da Imigração, reunindo órgãos públicos e autoridades. O Museu da Imigração ocupa um espaço que há 100 anos foi da Hospedaria de Imigrantes do Brás, que abrigava imigrantes de diferentes nacionalidades, inclusive 800 mil italianos.