HOTELARIA

Sofitel Legend Metropole Hanoi (Vietnã) é remodelado

O bairro antigo de Hanói tem muitas constantes, desde a arquitetura colonial francesa, a Ópera e o Templo da Literatura de 1.000 anos de idade até a vibrante comida de rua e o trânsito caótico de duas, três e quatro rodas que gira o dia todo e grande parte do noite ao redor do pitoresco Lago Hoan Kiem.

A capital vietnamita tem outra constante: o Sofitel Legend Metropole Hanoi , um dos grandes hotéis da Ásia. Inaugurado em 1901, agora remodelou de forma ousada e, como vi por mim mesmo, de forma bastante espetacular, sua Ala Heritage original, acrescentando seis suítes.

Nunca fora do topo do ranking dos hotéis de luxo mais prestigiados do mundo, é fácil ver por que esta propriedade tradicional – o hotel mais antigo em operação contínua no Vietnã e um dos seis Sofitel Legends – é o mais premiado da marca de luxo do Grupo Accor. .

A cereja do bolo da reforma de 21 meses foi a inauguração, em meados de dezembro, das seis novas suítes Metropole. Estes ocupam um lugar de destaque na Ala Heritage, ao lado das Legendary Suites do hotel, nomeadas em homenagem a Charlie Chaplin, Somerset Maugham e Graham Greene, três dos célebres hóspedes cujos nomes estão no lotado livro de visitantes, ao lado de Jane Fonda, Bill Clinton e Joan Baez. , para mencionar apenas três clientes mais recentes.

Em novembro, tive uma prévia da obra e das novas suítes com Andrew Slewka, diretor de vendas e marketing do hotel.

No terceiro andar da Ala Heritage, que foi acrescentado aos dois andares originais na década de 1960, evitamos grupos de capacetes dando os últimos retoques nos quartos e nas suítes. Slewka nos contou que Chaplin passou sua lua de mel aqui em 1936 com sua esposa Paulette Goddard, mas este terceiro andar, que agora tem a suíte com seu nome, não existia na época.

Usei a palavra ousadia para esta reforma porque interferir na história é sempre uma aposta.

Quanto de um antigo mestre, ou neste caso de um edifício histórico, você pode restaurar sem perder sua alma?

Os arquitetos pareceram acertar na nota certa, respeitando a idade e o espírito do Metropole, renovando os quartos com uma paleta de ricos tons clássicos e adicionando delicadas molduras brancas nas paredes. Eles também brincaram com a iluminação ambiente, que, como qualquer curador de arte lhe dirá, é o segredo para transformar até mesmo a exposição mais monótona em uma atração estrelada.

A área de recepção no piso térreo recebeu um novo teto espelhado antigo e novas mesas, móveis e luzes suaves, evocando uma sensação de nostalgia com um toque contemporâneo. E a escadaria de madeira original, os corrimãos e os corrimãos do lobby até o chão dos quartos receberam bastante tratamento.

Os pisos de madeira dos quartos e das novas suítes foram recapeados ou substituídos, e contam com novas camas, escrivaninhas, mesinhas laterais, sofás, tapetes tufados à mão, estofados e cortinas. Dois confortos de última geração que gostamos foram os números arrojados e de fácil leitura no painel de controle do novo sistema de ar condicionado e o WiFi, que possui um roteador em cada cômodo para velocidades máximas. Também gostei do ventilador de teto e da luminária vintage pendurada sobre a mesa que pode ser levantada e abaixada usando um sistema de polias vintage.

As seis novas suítes Metropole, duas em cada um dos três andares, com vista para o jardim ou para a rua da cidade, eram anteriormente quartos interligados e cada uma mede 743 pés quadrados. Eles também têm tetos altos e uma sala de estudo com mesa e frigobar entre a sala de estar e o quarto king. Aqui, novamente, o novo esquema de cores, cortinas ricas e pisos brilhantes criam um ambiente de luxo e, como os quartos reformados, possuem banheiros de mármore italiano luxuosamente equipados com produtos de banho Balmain.

Os hóspedes premium do Heritage e da nova Opera Wing podem desfrutar dos serviços dos 28 mordomos Metropole, que também os receberão no Club Lounge. O pequeno-almoço está disponível em pequeno buffet ou à la carte, esta última opção com um extenso menu de ovos e sopa de macarrão com carne Pho, prato icónico de Hanói. O chá da tarde é servido com sanduíches, bolos e frutas, e o happy hour no lounge oferece opções de coquetéis da casa, além de champanhe e uma seleção de petiscos quentes e frios.

Outro marco recente do hotel foi o relançamento do Restaurante Spice Garden, com novo visual e novos cardápios. A sala agora tem muito mais luz natural, toalhas de mesa de origem local e belos novos pratos de cerâmica e copos, enquanto tudo no menu é feito sob encomenda, em vez do antigo serviço de buffet.

O cardápio de jantar tinha um aperitivo para compartilhar em família que incluía camarão ao estilo vietnamita e linguiça de porco na cana-de-açúcar, carne wagyu com pimenta preta frita no wok e um beignet de banana tempura. Todos foram lindamente preparados e habilmente servidos pela equipe charmosa e experiente do restaurante. 

Artigos relacionados
HOTELARIA

Hostel do Rio vence o ‘Oscar dos Hostels’ e reforça liderança brasileira em sustentabilidade

O Brasil voltou a se destacar no HOSCARs Awards, premiação criada pela plataforma Hostelworld e considerada o “Oscar dos hostels”….
HOTELARIANotícias

Grupo Vila Galé inicia obras em Coruripe e anuncia faturamento de R$ 807 milhões em 2025.

EXCLUSIVO Mozart Luna O diretor presidente do Grupo Vila Galé, Jorge Rebelo de Almeida, anunciou o início das obras de…
HOTELARIANEGÓCIOSNotícias

Litoral Sul de Alagoas terá hotel de luxo da rede alemã Kempinski

A rede alemã de hotéis de luxo Kempinski planeja abrir sua segunda unidade em solo brasileiro, desta vez, no litoral…