Cotidiano

Coruripe (AL) participa da 4º Conferência Nacional de Cultura

Para fortalecer as ações voltadas para a Cultura, a prefeitura de Coruripe por meio da Secretaria de Cultura estará representando com seus servidores o município e o Estado na 4ª Conferência Nacional de Cultura (CNC), que ocorre de 4 a 8 de março de 2024, com a realização do Ministério da Cultura.

O evento, que acontece em Brasília, reúne os delegados eleitos e agentes culturais de todo o país para dialogar sobre o plano de políticas públicas e definir orientações prioritárias para assegurar transversalidades nas ações do setor. O tema deste ano é “Democracia e Direito à Cultura”, estabelecido pelo Ministério da Cultura (MinC).

Nesta edição, serão debatidos seis eixos temáticos importantes para democratização e inclusão, são eles: Institucionalização, Marcos Legais e Sistema Nacional de Cultura (Eixo 1); Democratização do acesso à cultura e Participação Social (Eixo 2); Identidade, Patrimônio e Memória (Eixo 3); Diversidade Cultural e Transversalidades de Gênero, Raça e Acessibilidade na Política Cultural (Eixo 4); Economia Criativa, Trabalho, Renda e Sustentabilidade (Eixo 5); e Direito às Artes e Linguagens Digitais (Eixo 6).

Alan Oliveira, chefe de Gabinete da Secretaria de Cultura falou sobre a participação da Secult em um dos eixos temáticos importantes,que será debatido que é o 5, Economia Criativa, Trabalho, Renda e Sustentabilidade. “Escolhemos o eixo 5 para participar, porque Coruripe está vivendo um momento de grande ascensão da construção das políticas públicas voltadas para a economia criativa. O município lançou há pouco tempo um edital de credenciamento de artistas, onde por meio deste edital todos os artistas locais e bandas regionais podem participar dele, se apresentar, e com isso há uma movimentação no fomento desta cultura, que é a cultura oriunda da economia criativa. A economia criativa é todo aquele produto que é oriundo da sua criatividade artística e ele gera renda. E a Prefeitura está fazendo isso, ela está dando oportunidades para que os artistas, sejam eles músicos, artesãos, pintores, cantores, dançarinos, bailarinos, enfim, de várias áreas possam, com sua arte, e sua criatividade, ter uma fonte de renda”, enfatizou.

 A 4ª CNC é realizada pelo MinC e pelo Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC), e co-realizada pela Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI). Além disso, conta com apoio da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso Brasil).

Por: PMC

Artigos relacionados
Cotidiano

Penedo: novas turmas do Programa Minha Chance iniciam aulas nesta segunda-feira, 21

Seis turmas do Minha Chance –  o maior programa de qualificação profissional viabilizado em Penedo por meio da prefeitura –…
Cotidiano

Prefeitura de Pilar assina convênio com Corpo de Bombeiros de Alagoas para instalação de batalhão na cidade

A Prefeitura de Pilar firmou, na quarta-feira (09), um importante convênio com o Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas, que…
Cotidiano

Lívia Carla é a primeira prefeita reeleita de Barra de Santo Antônio

A prefeita Lívia Carla, do partido Republicanos, conquistou a reeleição em Barra de Santo Antônio com 60,88% dos votos válidos….

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :