Para o estudante que pretende fazer intercâmbio na Europa, a Irlanda é um destino que pode proporcionar experiências incríveis, desde os estudos até a imersão em sua rica cultura. O país valoriza a educação de alta qualidade e mantém uma forte reputação. Até os dias de hoje, as escolas irlandesas continuam a oferecer uma variedade de diplomas e programas para estudantes estrangeiros.
Segundo dados da Pesquisa Selo Belta (Associação Brasileira de Agências de Intercâmbio) de 2023, a Irlanda encontra-se na 4ª posição dos países preferidos pelos intercambistas, ficando atrás dos destinos: Reino Unido (3ª); Estados Unidos (2ª); Canadá (1ª).
“São muitos os motivos para escolher o país para intercâmbio, como sua cultura rica e paisagens deslumbrantes, o que justifica ser conhecida como ‘Ilha Esmeralda’ devido às suas áreas verdes. A Irlanda também é conhecida como um país jovem e dinâmico, além de atrativa por causa das ofertas de trabalho, dos cursos de inglês e pelo custo de vida baixo. Além disso, é um dos países mais seguros do mundo”, explica Alexandre Argenta, presidente da Belta.
A Irlanda é receptiva e já acolhe muitos brasileiros em seu território. De acordo com o Censo de 2022, o país conta com 39,5 mil brasileiros residentes. Além disso, é considerado um dos destinos mais procurados por jovens que buscam uma experiência estudantil, visto que cerca de 40% da população irlandesa tem menos de 25 anos. E apresenta uma diversidade cultural com eventos tradicionais, como o Saint Patrick ‘s Day que ocorre todo dia 17 de março. A comemoração do Saint Patrick’s Day acontece em diversos países, inclusive no Brasil, onde as pessoas se reúnem para comer, beber e se vestem com adereços verdes. A data comemorativa, de origem irlandesa, é uma festa em alusão ao padroeiro do país europeu, São Patrício.
Com tantos pontos positivos, muitas pessoas estão embarcando para o destino. De acordo com a companhia aérea, Ryanair, o aeroporto da Ireland West registrou recorde em 2023 com 818 mil passageiros, registrando seu ano mais movimentado de todos os tempos, com um aumento de 13% em comparação ao ano de 2022.
Em relação com outros países da Europa, as leis da Irlanda são mais flexíveis, o que também desperta o interesse dos estudantes. Estrangeiros vindos de fora do Espaço Econômico Europeu com um visto de estudante Stamp 2 (quando o intercambista entra no país com o propósito de frequentar aulas regulares) podem aceitar empregos ocasionais e trabalhar até 20 horas por semana durante o período letivo; e 40 horas por semana nos feriados e férias.
Se você, estudante, está pensando em conhecer a Irlanda, Alexandre Argenta cita 3 curiosidades do país insular:
1 – MEI (Marketing English In Ireland): é a maior e mais antiga associação de Educação da Língua Inglesa (ELE) na Irlanda. A MEI representa escolas de inglês em toda a Irlanda desde a década de 1960. A missão é garantir que a Irlanda continue a ser um dos melhores lugares para aprender inglês no mundo. Um de seus objetivos é trabalhar para fortalecer a posição da Irlanda como destino líder para o ensino da língua inglesa.
2 – Saint Patrick’s Day, em Dublin: as ruas são tomadas por músicas, desfiles, fantasias e chapéus verdes e dourados. No dia 17 de março, a tradicional cerveja verde é o auge nos bares da cidade. E as casas são decoradas em alusão ao São Patrício, onde familiares preparam o prato típico no jantar: carne com repolho.
3 – Destinos poucos falados, mas incríveis:
Limerick: conhecida como a cidade medieval, apesar de ser uma cidade pequena e tranquila, oferece vários atrativos, inclusive na vida noturna para sua população. King John’s Castle, The Hunt Museum e a St. Mary’s Cathedral são apenas algumas das atrações mais famosas da região. Devido a sua dimensão compacta, dá para ir a diversos locais a pé. O destino já recebeu o título de “Cidade Europeia do Futuro”.
Bray: cidadezinha praiana, onde o mar e o verde se encontram em perfeita sintonia. A pequena cidade costeira da Ilha Esmeralda é cercada por montanhas e apresenta uma atmosfera bastante tranquila todos os dias. Um ou dois dias no máximo são suficientes para apreciar as belezas naturais. O estudante pode conhecer a “Bray Head”, uma montanha com 241 metros de altura, com uma cruz no topo, um lugar privilegiado para apreciar a bela vista da cidade e do mar.