DESTINOS

Lençóis (BA) recebe série de capacitações no turismo de observação de aves

Com o objetivo de promover o incremento do turismo de observação de aves na Bahia, a Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA) iniciou um projeto pioneiro de capacitação do trade turístico, em seis municípios estratégicos. Os cursos começaram, nesta semana, no Memorial Afrânio Peixoto, em Lençóis, na Chapada Diamantina, com a participação de especialistas convidados e representantes de Mucugê, Andaraí, Ibicoara e Palmeiras.

O órgão também ouviu sugestões de agentes de viagens e guias de turismo, para aumentar a oferta de serviços do segmento na região. A ação foi concluída com uma atividade prática de observação de pássaros, na pousada Casa da Geleia. 

“Esse segmento é uma tendência mundial, que contribui para o desenvolvimento sustentável e a conservação da fauna e da flora, nas regiões onde é praticado. Na Bahia, são cerca de 829 espécies de aves catalogadas, com potencial para atrair visitantes de todo o Brasil e do exterior”, explicou a superintendente de Serviços Turísticos da Setur-BA, Fabíola Paes Leme. 

A atividade acontece em Lençóis, desde a década de 1990, por meio do Clube de Observação de Aves da Bahia (COA-BA), mas faltava qualificar a oferta da visitação aos municípios que abrigam as espécies. “Já recebemos inúmeros grupos de turistas e estudiosos, que procuram a Chapada para a contemplação da diversidade de aves que a região oferece. Mostramos esse potencial à Setur-BA e, agora, com essa capacitação, a parceria com o município está sendo concretizada, para desenvolver o segmento”, ressaltou a secretária de Turismo de Lençóis, Laura Garcia.

“É muito interessante ver uma iniciativa como essa, partindo do Governo do Estado, dando luz a esse tipo de atividade turística, que tem crescido muito entre os brasileiros. Antes, só víamos estrangeiros praticando por aqui”, relatou o guia de turismo Ciro Albano, da agência Brasil Birding Experts, um dos especialistas convidados.

Para o ornitólogo Francisco Pedro da Fonseca Neto, “a capacitação é uma semente que deverá gerar novas ideias, para o fortalecimento das comunidades e conservação das aves, gerando impacto na economia”.

Depois de Lençóis, o projeto da Setur-BA segue para Vitória da Conquista (Caminhos do Sudoeste), Itacaré (Costa do Cacau), Mata de São João (Costa dos Coqueiros), Porto Seguro (Costa do Descobrimento) e Canudos (Caminhos do Sertão), até abril. O roteiro baiano de observação de aves será lançado na Feira Avistar Brasil, a maior do segmento na América Latina, que acontece em São Paulo, de 17 a 19 de maio.

Artigos relacionados
DESTINOS

Marrocos pretende ser destino preferencial para turistas e investidores

A trajetória de crescimento de Marrocos é impressionante e o potencial de expansão contínua nos próximos meses e anos é…
DESTINOS

Pernambuco celebra avanços no turismo com crescimento expressivo em 2024

Pernambuco mantém posição de destaque como um dos principais destinos turísticos do Brasil, apresentando resultados expressivos no Índice da Atividade…
DESTINOS

Destinos imperdíveis para o Afroturismo

Brasil, com sua rica diversidade cultural, é um país onde as heranças africanas estão profundamente enraizadas na identidade nacional. Neste…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :