DESTINOS

Uberaba (MG) é reconhecida como Geoparque Mundial da Unesco

O Brasil tem mais uma cidade reconhecida como Geoparque Mundial! A mineiríssima Uberaba, no Triângulo Mineiro, recebeu o título da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). O reconhecimento é concedido levando em conta a relevância internacional com base em um conceito de proteção, educação e desenvolvimento sustentável.

O município mineiro é o sexto brasileiro a contar com esse reconhecimento internacional. Além dele, ostentam esse título: Araripe (entre CE, PE e PI), Seridó (RN), Caminhos dos Cânions do Sul (SC e RS), Caçapa do Sul (RS) e Quarta Colônia (RS). No mundo, são 213 geoparques em 48 países.

Para concorrer ao Título, Uberaba enviou uma proposta batizada de “Terra de Gigantes”, contendo três pilares: “Local onde Chico Xavier se revelou ao espiritismo mundial”; “Capital Mundial do Zebu” e “Terra dos Dinossauros no Brasil”, este último, devido aos trabalhos paleontológicos no bairro rural de Peirópolis.

O título trará ao Município e ao estado de Minas Gerais benefícios como a promoção do turismo sustentável, bem como o desenvolvimento da economia e do empreendedorismo local. “A chancela internacional da Unesco permite que esses geoparques se destaquem como territórios de desenvolvimento sustentável, além de se tornarem produtos turísticos de destaque internacional. Com isso, o Brasil aumenta sua competitividade e visibilidade nesse tipo de turismo”, comentou a Coordenadora-Geral de Produtos e Experiências Turísticas do MTur, Fabiana Oliveira.

Geoparques são áreas geográficas unificadas de relevância geológica internacional e que são administrados com base em um conceito de proteção, educação e desenvolvimento sustentável.

O título não está ligado apenas à questão geológica, mas busca ampliar a exploração e o desenvolvimento das regiões em aspectos naturais, culturais e imateriais. A certificação demonstra a presença de espaços com diversidade de opções de turismo, que servem como alternativa para o desenvolvimento dos municípios.

O título concedido pela Unesco tem duração de concessão de quatro anos. Após esse período cada Geoparque é reavaliado, podendo ter a nomeação revista.

Artigos relacionados
DESTINOS

Marrocos pretende ser destino preferencial para turistas e investidores

A trajetória de crescimento de Marrocos é impressionante e o potencial de expansão contínua nos próximos meses e anos é…
DESTINOS

Pernambuco celebra avanços no turismo com crescimento expressivo em 2024

Pernambuco mantém posição de destaque como um dos principais destinos turísticos do Brasil, apresentando resultados expressivos no Índice da Atividade…
DESTINOS

Destinos imperdíveis para o Afroturismo

Brasil, com sua rica diversidade cultural, é um país onde as heranças africanas estão profundamente enraizadas na identidade nacional. Neste…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :